Política

Apenas um deputado federal trocou de partido

Com o fim da janela partidária, que permite aos parlamentares mudarem de partido sem punição, levantamento feito pela Folha na Câmara dos Deputados aponta que até a manhã de hoje, 6, apenas uma deputada federal de Roraima já tinha trocado de legenda.

A deputada Maria Helena Veronese deixou o PSB e se filiou ao MDB. Ela disse que a decisão foi por conta de questões regionais. “O partido não apoiava o grupo político a que pertenço em meu estado e isso vinha prejudicando minha atuação política. Além disso, não estava mais na presidência, então a permanência no partido atrapalharia minha reeleição”, explicou.

Maria Helena saiu da presidência do PSB em Roraima em 2017, após a Direção Nacional do partido destituí-la do comando estadual, por votar a favor da reforma trabalhista, contrariando a orientação da cúpula nacional.

Entre os representantes dos roraimenses na Câmara dos Deputados, somente mais um parlamentar ainda não definiu sua situação partidária. Chegou a ser ventilado na imprensa que o deputado Remídio Monai, que está no PR, sairia do partido nesta sexta, mas ele não confirmou a informação. Ele disse à Folha que ainda não tem uma definição sobre sua situação. “Talvez ainda fique no PR. Não tenho uma definição concreta e quando tiver eu divulgarei”, explicou.

A desfiliação é pouco provável no restante da bancada roraimense. Os outros seis deputados presidem diretórios regionais ou estaduais e não querem perder a majestade:

Hiran – O presidente do Progressistas, Hiran Gonçalves, disse que a janela partidária tem muita especulação, mas que permanece no PP. “Estou muito bem alinhado em meu partido”, disse.

Jhonatan – O deputado federal Jhonatan de Jesus confirmou sua permanência no PRB. “Não existe possibilidade de mudança. Estou muito bem no partido. Me sinto plenamente satisfeito com o que o partido me oferece, incluindo a minha candidatura à reeleição para a Câmara, bem como o apoio à candidatura do meu pai [Mecias de Jesus] ao Senado Federal”, garantiu.

Abel – Coordenador da bancada federal, o deputado Abel Mesquita (DEM) explicou que não vai aproveitar a janela eleitoral, pois é presidente do Democratas e se sente muito confortável no partido. “Não pretendo mudar nada. Sou presidente do DEM e vou para a reeleição pelo partido”, assegurou.
Shéridan – A deputada federal pelo PSDB, Shéridan, afirmou que se sente bem no PSDB e tem a tranquilidade de fazer parte de um partido democrático e consciente das peculiaridades do Estado. “Integro uma nova geração de parlamentares. Acredito na seriedade e responsabilidade do Partido”, avaliou. Shéridan assumiu, no ano passado, a vice-presidência da Executiva Nacional do PSDB.

Édio – Novo presidente regional do PR, o deputado Édio Lopes afirmou que não pretende sair da sigla. “É um partido tranquilo, onde todos têm condições plenas de advogarem suas ideias. É um partido sem caciquismo e estamos muito à vontade nele. Pretendo continuar e, se for pré-candidato, sairei pelo PR”, garantiu.
Carlos – O parlamentar do PHS não respondeu à demanda da Folha.