Cotidiano

Apesar de chuvas intensas, inverno roraimense não será rigoroso

De acordo com meteorologista, os maiores volumes são esperados para junho e julho; O chamado “Período das Chuvas” se estenderá até setembro

Tendência de precipitação mensal entre 100 a 200 milímetros de água. Essa é a previsão de chuva para Roraima nos próximos dois meses. Apesar de estarem dentro da normalidade, os primeiros aguaceiros de abril podem ser entendidos com o prenúncio de que o inverno roraimense já começou.

“Essas primeiras chuvas são resultantes da influência de uma “La Niña” de fraca intensidade, mas a tendência é que ela comece ser intensificar com passar dos meses, no máximo até setembro”, afirmou o meteorologista da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramón Alves.    

Conforme o especialista, o período de maior intensidade de chuvas no Estado ocorre entre os meses de junho e julho, com precipitação acima dos 300 milímetros. Apesar disso, as previsões iniciais dos centros de meteorologia são de que o inverno deste ano não será tão rígido quanto se espera.    

“De acordo com Cipam e CPTec, as chuvas aqui ocorrerão dentro da normalidade, ou seja, entre 300 a 350 milímetros em junho e julho, e próximo de 200 milímetros em abril e maio. São chuvas dentro da normalidade, o que não é pouca coisa, mas indicam que o período chuvoso deste ano não promete ser rigoroso”, destacou.

NÍVEL DO RIO BRANCO – Mesmo não se dando de forma intensa, as chuvas dos dois primeiros dias desta semana fizeram com que o nível do Rio Branco começasse a apresentar os primeiros indícios de aumento em seu volume de água, tanto na bacia de Boa Vista, quanto em Caracaraí, na região Centro-Sul.

No período de 9 a 14 deste mês, segundo o sistema monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA), a bacia do Rio Branco na Capital apresentava variação de volume entre -0,07 a -0,01 metros. No domingo, 15, esse número saiu do vermelho, indo para 0,02 metros.

Com as chuvas de segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, esse volume subiu para 0,05 e 0,25 metros respectivamente.

Já na Bacia de Caracaraí, o nível do Rio Branco variou entre 0,42 a 0,47 metros no período de 9 a 15 de abril. Na segunda-feira, 16, o volume havia aumentado para 0,51 metros, e hoje a medição aponta volume de 0,62 metros de água.       

Publicidade