Polícia

Apesar do reforço da Força Nacional na Penitenciária, três presos fogem

Utilizando pedaços de ferro para escalar a muralha pela guarita 9, que estava desativada, presos desceram facilmente pela escada

A presença de policiais da Força Nacional de Segurança (FNS) não foi o suficiente para evitar novas fugas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Na madrugada desta quarta-feira, 18, três presos conseguiram fugir da unidade prisional pulando a muralha. Nenhum deles foi recapturado até agora. O presídio recebeu reforço da FNS após uma série de conflitos, inclusive no massacre que resultou na morte de pelo menos 33 detentos.

Os presos que conseguiram fugir já arquitetavam a saída da Pamc há alguns dias, uma vez que eles estavam escondidos na ala dos idosos. Tentaram fazer um buraco no muro dos fundos do presídio, mas não obtiveram sucesso. Eles insistiram utilizando pedaços de ferro para escalar a muralha pela guarita 9, que estava desativada, e desceram pela escada conforme as pegadas visualizadas pelos policiais.

Um dos policiais que estava na guarita ainda chegou a ver os elementos pulando a tela e acionou os policiais da Companhia de Policiamento de Guarda, que por sua vez acionou a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), que já iniciou as buscas pelos foragidos, mas até o fim da tarde de ontem ninguém foi recapturado.

GOVERNO – A Sejuc confirmou que, por volta das 5h30 desta quarta-feira, três presidiários fugiram da Pamc. Frisou que o fato ocorreu durante a chuva da madrugada, o que dificultou a visão dos guariteiros na região de uma ala desativada da unidade prisional.

Frisou que, logo em seguida, equipes da Dicap iniciaram as buscas pelos foragidos. Segundo o governo, nenhum dos fugitivos foi identificado, contudo uma contagem foi iniciada com auxílio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, e Grupo de Intervenção Tática (Git), da Sejuc, ainda na manhã de ontem. (J.B)