Cotidiano

Após 84 dias internado, único sobrevivente da queda de avião no Cantá recebe alta

Lazlo Macedo pediu empenho na implantação de normas de segurança para os servidores que trabalham na linha de frente da fiscalização ambiental

Um dia antes de receber alta do hospital em que passou 84 dias internado, o agente ambiental do Ibama Lazlo Macedo de Carvalho, 44 anos, único sobrevivente de acidente aéreo ocorrido no dia 3 de julho, no município do Cantá, na região Centro-Oeste de Roraima, durante operação ambiental realizada pelo Exército e pelo Ibama, recebeu a visita do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A previsão é de que ele receba alta às 11 horas desta terça-feira, 26, com uma festa de despedida.

Após o acidente que vitimou outros três agentes federais e o piloto da aeronave, Lazlo foi socorrido em estado grave para o Hospital Geral de Roraima e transferido no dia seguinte para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro.

“Fiquei muito feliz de ver o Lazlo vivo e a sua recuperação. O trabalho dos fiscais do Ibama é fundamental para diminuir os índices de desmatamento. A sociedade reconhece isso e é profundamente grata à essa dedicação. São verdadeiros heróis do povo brasileiro”, afirmou o ministro.

Sarney Filho também assegurou o apoio do Ministério à família e a continuidade do tratamento. 

Lazlo pediu empenho na implantação de normas de segurança para os servidores que trabalham na linha de frente da fiscalização ambiental, compromisso assumido pelo ministro logo após o acidente.

O diretor de Qualidade Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, afirmou que desde o acidente nenhum servidor do órgão recebeu autorização para utilizar aeronaves de terceiros sem que a sede, em Brasília, seja comunicada e, após levantar a regularidade, liberar ou não a viagem.

De acordo com Evaristo, em até trinta dias, será publicada a norma técnica que vai instituir o protocolo de segurança para ações na Amazônia.