Política

Após críticas a políticos federais, presidente da ALE faz discurso inflamado

 

O lançamento do programa Bem-Morar, na Assembleia Legislativa, e o discurso do líder do governo, Brito Bezerra (PP), contra parlamentares federais que estão há 28 anos no poder e não ajudam Roraima, fez o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), disparar uma rajada de críticas que causou rebuliço no meio político e provocou clima de tensão na Casa.

Renier lembrou o início de sua vida pública aos 21 anos de idade e disse que nesses seis mandatos jamais teve uma “curva, uma reta ou parada em seu caminho” que dependesse de candidato majoritário para que fosse eleito.

“Participei de vários governos. Vi governos entrarem, caírem, passarem muito tempo e pouco tempo. Vi o atraso da vida pública, e hoje vejo o desânimo e desesperança das famílias roraimenses. Não nasci nas mãos de nenhum político de Roraima, fiz meu destino e estou aqui pelos méritos que me foram dados, então posso fazer os elogios e críticas que achar pertinente”, disse.

Ele falou que Roraima tem R$ 4 bilhões de recursos federais e que o Estado não evoluiu por conta da incompetência de seu governo. “Temos um governo incompetente, despreparado, desqualificado, que abandona setores importantes como saúde e educação. As perspectivas financeiras deste Estado são desastrosas, a começar do desrespeito do governo para com as instituições quando não repassa o duodécimo. Se instituiu um governo familiar, como uma monarquia para parentes, aderentes e agregados”.

O parlamentar criticou a segurança pública, a educação, os programas sociais do governo e disse que os gestores precisam parar de lamentar o que foi feito ou deixado de fazer por governos passados. Ele citou o uso institucional da Polícia Civil em perseguição a deputados que estariam na oposição.

“Mandam perseguir deputado A ou B, e os delegados que têm salários maiores que desembargadores e juízes vêm querer fazer busca e apreensão em gabinete da presidência e de deputados. A governadora foi na minha casa com a filha pedindo para que eu não desse prosseguimento ao impeachment. E eu disse que não era caçador. Sou contra quem queira cassar qualquer um. O povo que deve aprender a votar e agora vem com perseguição”, disse.

Sem mencionar nomes, Jalser Renier falou também sobre a saída do grupo dos deputados que foram para a base aliada e disse que vem sabendo que estão fazendo ameaças de fazerem discursos ou denúncias contra ele. “Em nenhum momento, após a saída dos deputados, me senti fragilizado. Pelo contrário, a democracia é assim.

Na política tudo muda. Mas soube que tem deputado que vai fazer discurso contra mim. Todos os dias, eu venho para esta Casa esperando algum pronunciamento dos deputados que se evadiram para o governo falarem naquela tribuna. Pois, o homem deve estar preparado para quem fala de lealdade, de gratidão e de ingratidão. Eu estou esperando, mas até agora não aconteceu. Não tenho medo de ninguém, nem de me acovardar. Você tem de ser homem até na hora de cair. Tem que tratar as pessoas como gostaria de ser tratado. Não dê um tapa na minha cara e espere que eu vire o rosto. Se me bate com uma mão, eu te quebro com três. Por que eu tenho que apanhar? Não me venha com espinho, pois você vai ver o carrasco que sangra as ovelhas”, disse.