Cotidiano

Após forte chuva, BR-174 norte fica submersa temporariamente

As chuvas fortes que atingiram o norte do Estado deixaram moradores dos municípios de Amajari e Pacaraima isolados temporariamente

O período chuvoso deste ano, considerado como o mais rigoroso em Roraima desde 2011, causou transtornos aos moradores dos municípios localizados ao norte do Estado. No mês passado, os rios de Uiramutã transbordaram deixando cerca de mil pessoas desabrigadas. Desta vez, os atingidos foram os moradores de Pacaraima e Amajari que ficaram isolados devido às rodovias submersas pela água.

No dia 23, uma forte chuva deixou algumas pontes que dão acesso ao município de Amajari debaixo d’água, isolando as regiões do Projeto de Assentamento Amajari e da Vila Trairão. A Defesa Civil Municipal informou que apesar do nível d’água ter ultrapassado as pontes, as estruturas não foram comprometidas.

Alguns motoristas que se arriscaram, ficaram com os carros praticamente submersos. A Defesa Civil do município auxiliou os moradores da região com travessia de barco e retirou os carros submersos com auxílio de tratores. Já na madrugada do domingo, dia 25, os afetados foram os moradores de Pacaraima.

Por meio de nota a Defesa Civil Estadual informou que o Rio Paricarana encheu e começou a atravessar a BR-174. O alagamento da rodovia causou transtorno a motoristas que trafegavam pela região. “Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para auxiliar a travessia e garantir a segurança da população”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) informou que as chuvas na região norte do Estado elevaram consideravelmente o nível dos rios. A 3ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental do CBM-RR, localizada em Pacaraima, está monitorando a área. “A situação está normalizada e, neste momento, as águas não estão mais sobre a BR 174”, disse.

Não há registro vítimas nem danos para os motoristas. “Os condutores devem trafegar com cuidado e velocidade reduzida durante a ocorrência de chuvas e com a pista molhada. Em nenhuma situação, devem atravessar trechos de pista que estejam sob a água, redobrando a atenção nas áreas de pontes”, alertou o Corpo de Bombeiros.