Após imbróglio, deputado registra candidatura individual

Joaquim Ruiz conversou com a Folha sobre a candidatura para deputado estadual

A confusão que se formou em torno da definição das coligações proporcionais no grupo da governadora Suely Campos, teve mais um capítulo na manhã desta quinta-feira, 16. O deputado estadual Joaquim Ruiz (PDT), importante aliado do governo atual, fez o registro individual de sua candidatura, após ter seu nome vetado pelo PCdoB.

O desentendimento ocorreu na formação da coligação para deputado estadual que inclui os partidos PP/PDT/PCdoB, onde Ruiz teria tido sua candidatura barrada pelo fato da coligação ter muitos candidatos já com mandato o que inviabilizaria o retorno para a Assembleia. Joaquim anunciou então que poderia deixar a eleição e foi visto em conversa com integrantes do grupo do candidato José de Anchieta.

Ruiz confirmou em entrevista para a Folha, que continua candidato e que vai lutar para retornar para a Assembleia Legislativa de Roraima.

“Depois de toda essa polêmica, quero comunicar que sou candidato, pois fiz o meu registro individual no TRE, pois é um direito líquido e certo meu, visto que meu nome passou na convenção da coligação”.

O parlamentar explicou que se sentiu no direito de buscar seu direito de participar de uma campanha eleitoral, pois era candidato para a reeleição. “O PCdoB não aceitava meu nome, mas eu fiz meu registro de forma legal. O meu partido (PDT) faz parte da coligação e estou com a ata que mostra a união com o PCdoB, e ela está registrada e é uma publicação da Justiça Eleitoral assinada por todos os presidentes de partido”, disse.

Joaquim Ruiz afirmou ter conversado com a governadora (Suely Campos) após fazer seu registro. “Comuniquei a ela e ao meu partido que tomei essa decisão pessoal e individual e ninguém teve interferência na decisão. E quero esclarecer que tenho todo amparo de direito legal para isso. Vou continuar lutando pra ser candidato”, concluiu.