Cotidiano

Após liberação de doses, população vai aos Postos de Saúde

Em Rorainópolis, a procura pela imunização tem sido grande

Os moradores do município de Rorainópolis, com cerca de 27 mil habitantes, voltaram a procurar os postos de saúde a partir dessa segunda-feira, dia 10, em busca da vacina contra febre amarela.

De acordo com o coordenador de vigilância em saúde, responsável pelo combate à endemias, Márvio Viana Duder, após a confirmação de um caso em que um macaco foi encontrado com a doença em uma vicinal próxima ao município, a procura pela dose da vacina contra febre amarela foi tão grande, que esgotou os estoques em todo o município.

“No período de Janeiro a abril do ano passado, tivemos uma procura por cerca de 80 doses da vacina contra a febre amarela. Após ser descoberto o caso do macaco infectado, fato que ocorreu no início do mês de Março, foram aplicadas cerca de 3500 doses da vacina, um aumento de mais de 4000%, que nos preocupou na ocasião, mas agora estamos mais tranquilos com a chegada desse novo lote de vacinas, pois poderemos atender a todo o município sem maiores problemas”, informou.

Márvio acrescentou ainda que, a vacina contra febre amarela é dose única, de acordo com a determinação da secretaria de saúde do governo federal, desde que as pessoas que tomaram a dose da vacina contra febre amarela nos últimos anos, tenham o cartão com a marcação do dia em que foi tomada a vacina, para fim de controle.

“Estamos atendendo a população de maneira bastante tranquila, e podemos dizer que a situação de perigo em nosso município está completamente controlada, e não deveremos ter maiores problemas com relação a este acontecimento ocorrido em nosso município”, disse.