Cotidiano

Após reforma, escola é entregue para a população em Caracaraí

A Escola Estadual Roraima, na Vila Petrolina, no Município de Caracaraí, a Centro-Sul do Estado, foi entregue à população totalmente reformada. Criada em 1968, a escola, que atende mais de 150 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, não passava por reforma há cerca de 12 anos. Nesta revitalização, recebeu melhorias em toda a estrutura, na parte elétrica e hidráulica, além de uma nova pintura, deixando o ambiente propício para receber os alunos com mais conforto e segurança.

A unidade recebeu novas carteiras e mesas, centrais de ar e bebedouro. Além disso, já havia recebido novos livros didáticos, kits de alimentação e merenda escolar regulares. A unidade tem índice 4,0 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e foi 1º lugar na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática), em 2011, além de medalhas de ouro e prata nos Jogos Escolares de 2017.

“É mais uma unidade de ensino que entregamos totalmente revitalizada para a comunidade escolar. Como muito esforço, estamos conseguindo restaurar e reconstruir nossas escolas. Algumas delas não recebiam melhorias há mais de 20 anos. É compromisso do nosso governo, garantir que nossos alunos e professores possam estudar e trabalhar em um ambiente adequado e com segurança”, destacou a governadora Suely Campos.

A professora Fernanda dos Santos Oliveira, que foi aluna na escola, reconhece a importância do investimento na melhoria da estrutura física da unidade de ensino, localizada às margens da BR-174. “Hoje atuo como professora do Ensino Fundamental e é uma satisfação muito grande receber a escola reformada e em boas condições, com salas climatizadas e material de apoio pedagógico novo”, disse.

INVESTIMENTOS – O compromisso do Governo de Roraima em revitalizar as escolas da rede estadual vem se cumprindo de forma gradual. Nesses quase três anos de gestão da governadora Suely Campos, 30 unidades foram revitalizadas e entregues para a comunidade.

Na Capital, já receberam reforma as escolas Monteiro Lobato, Diva Alves de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Maria Raimunda Mota de Andrade, Carlo Casadio, Wanda David Aguiar, Euclides da Cunha, São José, Albino Tavares, Irmã Maria Tereza Parodi. Atualmente, estão em reforma as escolas Jesus Nazareno de Souza Cruz, América Sarmento e Centro de Altas Habilidades e Deficientes Visuais e a revitalização da Escola 13 de Setembro já foi licitada.

No Interior foram beneficiadas as escolas José Aureliano (Cantá), José Monticone (Mucajaí), Eugênio Possamai (Rorainópolis), Tereza Teodoro de Oliveira (Caroebe), Leopoldo Campelo (Jundiá – em parceria com o Exército), Padre Calleri (Novo Paraíso), Escola Indígena Padre José Allamano (Uiramutã), Ovídio Dias de Souza (Amajari), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), Wenceslau Catossi (Apiaú-Mucajaí), Índia Nayara (Normandia) e Roraima (Petrolina-Caracaraí). Atualmente, estão sendo reformadas as escolas José de Alencar (Rorainópolis) e José Campanha Wanderley (Trairão-Amajari).

Na opinião de gestores de escolas, o aluno depende não apenas do professor e do material didático, mas também do espaço que frequenta. “Uma escola bonita não motiva somente os estudantes, mas os pais também. Nossa escola é elogiada e este ano recebemos mais de cem matriculas de alunos de outros bairros”, disse Nádia dos Santos, gestora da escola Diva Alves de Lima, de Boa Vista.

ESCOLAS INDÍGENAS – Está em fase de conclusão o processo para a reforma de 12 escolas indígenas, que fazem parte de um convênio com o FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ao todo serão investidos cerca de R$ 11 milhões na estruturação dessas escolas.

MANUTENÇÃO – Em paralelo às reformas, o Governo do Estado tem mantido contrato de manutenção preventiva e de conservação das escolas, garantindo mais agilidade na execução de pequenos reparos.

Atualmente, estão em vigor dois contratos, que somam mais de R$ 7 milhões em investimentos, que estão beneficiando diversas escolas, sobretudo no Interior, com o serviço de redimensionamento da rede elétrica e manutenção preventiva e corretiva nas instalações prediais das dependências internas e externas das unidades.

“Apesar da difícil situação financeira, o governo tem demonstrado esforço em revitalizar as escolas da rede estadual, priorizando sempre aquelas que estão em estado crítico. Ainda temos muito a fazer, mas temos a consciência de que estamos no caminho certo”, complementou a governadora.

Publicidade