Polícia

Após tiroteio, PM e Força Tática prendem foragido no Centro

Na tarde de ontem, 18, o foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Marquione Brito, 29 anos, foi preso por policiais militares e da Força Tática na Av. Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista. Após uma perseguição e muitos tiros, o fugitivo foi alcançado e imobilizado pelas guarnições. A ação policial deixou nervosos os lojistas, funcionários e populares que estavam no local.

“O ladrão passou em frente a nossa loja e quase entrou. Está muito perigoso. Foi um verdadeiro tiroteio, mas conseguiram imobilizar o bandido. Estou nervosa e todo mundo ficou assustado”, destacou uma testemunha.

De acordo com um policial, Marquione foi beneficiado com a saída temporária um dia antes do Natal e não retornou ao presídio onde cumpria a pena. “Ele caminhava pela rua como uma pessoa comum, mas nós o reconhecemos e decidimos abordá-lo. Ele percebeu nossa movimentação, tentou fugir, fez menção de que iria tirar alguma coisa da cintura e foi preciso atirar, no entanto, usamos munição não letal, até que conseguimos interceptá-lo”, disse.

O elemento, que estava armado, enquanto corria em meio às pessoas que caminhavam pela principal Avenida do Centro da cidade, atirava contra os policiais. Apesar dos riscos, ninguém ficou ferido. Ele foi conduzido à sede da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), onde passou por procedimentos legais para dar entrada novamente ao sistema prisional.

Após a realização do exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), o foragido foi recolhido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, na tarde de ontem. Ele responde pelo crime de homicídio e deve sofrer sanções disciplinares por meio da Lei de Execuções Penais (LEP), podendo ter inclusive uma regressão da pena.

OUTRO FORAGIDO – Na manhã de ontem, a Polícia Militar, no Município de Mucajaí, região Centro-Oeste do Estado, após diligências, recapturou Wallas Gomes dos Santos, vulgo “Gordinho”, 27 anos. Ele estava foragido do regime semi-aberto ao deixar de comparecer aos pernoites na unidade prisional.

As buscas iniciaram assim que a PM recebeu uma denúncia anônima de que o foragido estaria andando pelas ruas e foi localizado na casa da mãe. Depois que a prisão foi realizada, ele foi conduzido à Delegacia de Mucajaí para que o delegado tomasse conhecimento dos fatos e em seguida foi conduzido para Boa Vista, para ser reconduzido ao sistema penitenciário. (J.B)