Cotidiano

Após troca de concessão, programa Luz para Todos é suspenso em RR

A mudança de concessão no fornecimento de energia elétrica no interior do Estado, que passou da Companhia Energética de Roraima (Cerr) para a Eletrobras Distribuição Roraima, fez com que os investimentos do programa Luz para Todos fossem suspensos por tempo indeterminado. A situação pode deixar de beneficiar cerca de 10 mil famílias.

O programa foi implantado no Estado em 2004 e já beneficiou 13.331 famílias em 12 municípios do interior do Estado e da zona rural de Boa Vista. Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 90 milhões. No interior, enquanto foi gerido pela Cerr, o programa realizou 11.080 atendimentos, enquanto a Eletrobras fez outros 2.122 na Capital.

Segundo o coordenador técnico do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, José Pinheiro Cordeiro, apenas os municípios de Pacaraima e Uiramutã, ao Norte, deixaram de ser atendidos pelo programa.

“Isso ocorreu por estarem envolvidos em questão indígena, o que acabou atrasando os investimentos nessas localidades. Agora, em função da extinção da Cerr, os investimentos para esses municípios acabaram não se formalizando”, disse.

Ele explicou que o Uiramutã possui um projeto de energia híbrida para atender o município. “O Projeto Cruviana está em andamento, mas o contrato não chegou a ser assinado. Os estudos foram feitos, mas com a troca de concessão o programa ficou paralisado”, afirmou.

Os municípios seriam contemplados pela terceira etapa do programa, que estava prevista para ser contratada em 2016  e executada até 2018, quando encerra o prazo do programa. Porém, não há previsão de recursos e ainda está sendo feito um levantamento das áreas a serem beneficiadas.  “A Eletrobras local não vai definir isso, vai executar. Tudo isso implica em demanda de tempo para decidir como isso será gerido”, frisou.

Ele informou que o programa aguarda por uma definição da Eletrobras do Rio de Janeiro para saber quando voltará a ser executado. “É a Eletrobras daqui que vai gerir, mas os recursos virão de fora. Por enquanto o órgão não teve tempo ainda de mexer com isso”, explicou.

ELETROBRAS – Em nota, a Eletrobras Distribuição Roraima confirmou que o programa foi suspenso, mas que o retorno já está sendo discutido com o ministério de Minas e Energia. “Em breve [o programa] deve retornar e a Eletrobras Distribuição Roraima será a responsável pela execução das obras em todo o Estado”, afirmou. (L.G.C)