Cotidiano

Aposentado com câncer no intestino mora de favor no quintal de uma casa

Expulso da casa da irmã depois de uma briga familiar, homem foi acolhido pela vizinha, que não tem onde abrigá-lo

O aposentado Francisco Adalberto Nunes, de 49 anos, que há nove meses foi diagnosticado com câncer no intestino, vive hoje em condições precárias nos fundos de uma residência localizada na Avenida Rui Baraúna, no bairro União, zona Oeste, após ser expulso de casa por uma familiar.
Segundo ele, que morava no interior e veio com a mulher para a Capital fazer o tratamento da doença, a situação se complicou ainda mais após uma briga com a irmã, que os expulsou de casa. “Minha irmã comprou a casa e queria tomar o terreno da vizinha. Não concordei e ela acabou nos pondo na  rua”, disse.
A própria vizinha do aposentado foi quem acolheu o casal, montando, de forma improvisada, uma barraca coberta por lonas. O local, no entanto, possui apenas um colchão e uma rede, sem estrutura adequada para uma pessoa com câncer. “Não deixaria eles na rua, pois não teriam para onde ir. Hoje nós temos um lar, mas amanhã ninguém sabe. Cedi um espaço no meu quintal para eles ficarem. Mas, com a chegada do inverno, essa estrutura não vai suportar”, disse a dona de casa Gardênia Silva.
Conforme Adalberto, todo o dinheiro da aposentadoria que recebe por invalidez é gasto na compra de remédio para o tratamento contra o câncer. Por isso, ele e a mulher não têm condições de erguer um quarto de alvenaria no local. “O pouco que recebo gasto com meus remédios e comida. Eu preciso de um lugar para ficar sossegado. A dona da casa disse que podemos fazer um quarto aqui, mas precisamos dos materiais para a construção”.
A mulher do aposentado, Zélia Maria, de 50 anos, largou o emprego para cuidar do marido, o que prejudicou ainda mais a renda da família. “Também sou doente, tenho vários problemas de saúde e deixei de trabalhar para cuidar dele e dar apoio, porque somos apenas nós dois”, explicou.
Quem se solidarizar em ajudar o casal, que necessita de materiais de construção, como telhas, madeiras, tijolos, cimento, barros e canos, pode entrar em contato pelo 99157-2348, ou ir até o endereço, na Avenida Rui Barauna, número 2270, bairro União. (L.G.C)