Cultura

Aprenda a fazer a receita de Pato do Imperador

O prato é uma releitura do pato no tucupi que foi servido pelo chef Paulo Martins, para o Imperador Akihito do Japão em sua visita a Belém.

Apesar de neste ano não termos o Festival Gastronômico Ver o Peso da Cozinha Paraense, para homenagear o festival, a receita de hoje da coluna Letras Saborosas do jornal Folha é de um prato icônico do chef Paulo Martins, criado em 1997,  o “Pato do Imperador”. 

O prato é uma releitura do pato no tucupi que foi servido para o Imperador Akihito do Japão em sua visita a Belém. 

Testem a receita:

 

RECEITA

Pato do Imperador –  Chef Paulo Martins

INGREDIENTES:

02 peitos de pato

01 litro de tucupi

01 maço de jambu

03 folhas de alfavaca

03 folhas de chicória do norte

02 dentes de alho

01 pimenta de cheiro

250g de farinha d’água

50g de manteiga

250g de arroz

04 folhas de acelga

 

MARINADA:

01 limão

02 cabeças de alho

100 ml de vinho branco

sal e pimenta de cheiro

MODO DE FAZER:

Asse os peitos de pato já marinados, cobertos com papel alumínio, em forno médio, por aproximadamente 20 minutos. Em uma panela coloque para ferver o tucupi com a pimenta de cheiro, os dentes de alho, alfavaca, chicória e sal a gosto.

Em 2/3 do tucupi já temperado coloque para ferver os peitos de pato já assados até ficarem bem macios. Desfie os peitos já macios e reserve. Pegue o jambu, separe as folhas com os talos mais tenros, lave em água corrente.

Em panela com água fervente e sal a gosto escaldar levemente o jambu. Escorre 3/4 do jambú e com a ponta da faca pique o restante, conserve em um pouco da água do cozimento. Faça o arroz puxado com a parte do tucupi em que foi fervido o pato. Com o arroz já pronto, misture o pato desfiado e o jambu picado.

Em um prato de 30 centímetros coloque a folha de acelga e dentro dela o arroz já pronto e misturado com o pato desfiado e o jambu picado, decore com as folhas de jambu que não foram picadas e regue com o tucupi que não foi usado para amaciar os patos, coloque duas mini cuias: uma com farinha d’água de mandioca e outra com tucupi, em um lado do prato colocar tiras de pimentão amarelo, no outro lado uma rodela de tomate bem vermelho.

MARINADA

Lave os peitos de pato em água corrente. Em um recipiente prepare o “vinha-d’alho”, a marinada com o suco do limão, o alho socado, o vinho branco, a pimenta de cheiro, sal e água a gosto. Deixe descansar de um dia para o outro na geladeira.