Cotidiano

Apresentador de TV e mosquito da dengue são alvos da ‘malhação de Judas’

Tradicionalmente realizado no Sábado de Aleluia, a 'malhação' de Judas se tornou popular em um bairro da zona Norte da Capital

A ‘malhação’ de Judas’ é, sem dúvida, uma das atrações mais esperadas da Semana Santa e, em Roraima, a ação se tornou a diversão de uma família no bairro Aparecida, na zona Norte de Boa Vista. Natural do Amazonas, o funcionário público federal Josenito Coutinho, 52 anos, contou que a brincadeira é uma tradição familiar, repassada de geração para geração.

“É uma tradição que já tem 70 anos, e aqui em Roraima ela é sempre realizada aqui no Aparecida [bairro]. O que mais me impressiona é o fascínio das pessoas pela brincadeira, que acabam se identificando com os personagens que apresentamos, tanto que, a cada ano, elas interagem ainda mais conosco”, disse.

Este ano a confecção do boneco foi bem caprichada, custando aproximadamente R$ 1 mil. Coutinho relatou que toda família costuma se envolver na brincadeira. “A gente encomenda o boneco de um artesão que trabalha no festival de Parintins e todo mundo contribui com um valor. Tradicionalmente a gente faz todo um ritual, deixa ele exposto na avenida [Santos Dumond] até chegar a hora da malhação, no final da tarde”, explicou.

Segundo a tradição cristã, a malhação de Judas é nada menos que o julgamento popular de Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos que participaram da jornada de Jesus Cristo na Terra. Conforme as escrituras do Novo Testamento, Judas traiu Cristo e entregou-o, em troca de moedas, ao Sinédrio, o conselho supremo dos judeus perante os romanos.

Por conta deste episódio, os fiéis católicos passaram a adotar o ritual na Semana Santa, realizando o julgamento e a execução simbólica do apóstolo traidor. Na tradição popular, o boneco que simboliza Judas sempre remete a algum tipo de personalidade ou situação do cotidiano. “Isso faz com que as pessoas reflitam sobre as situações que ocorrem no nosso país e em Roraima. Malhar o Judas não é nada mais do que ver algo que esteja ocorrendo, e isso traz para nós a união”, comentou Coutinho.

Este ano, a figura escolhida pela família Coutinho foi o apresentador Danilo Gentili, que, no ano passado, foi alvo de críticas após fazer piadas sobre roraimenses em um quadro humorístico de seu programa ‘The Noite’, no SBT. O apresentador também foi comparado ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“O personagem escolhido esse ano foi o Danilo Gentili, que, por infelicidade, fez comentários maldosos sobre o Estado e as mulheres de Roraima. A gente aproveitou para fazer a junção dele com o Aedes aegypti. Ou seja, são duas coisas que acabam causando um dano na sociedade e que precisam ser combatidas, que, neste caso, é o preconceito e as enfermidades causadas pelo mosquito”, frisou.

Tamanho o sucesso da brincadeira entre a população, a família Coutinho já faz planos para o próximo ano. Segundo o funcionário público, a ideia é promover nas redes sociais uma enquete para saber qual personalidade que as pessoas vão querer ‘malhar’ no próximo ano.

“É uma ideia que surgiu esse ano e que a gente quer inserir já para definir o boneco para 2017. Inicialmente, vamos promover nas redes sociais, mas quem tiver interesse em promover essa enquete em sites de notícias, é só nos procurar”, salientou.

GENTILI – No dia 18 de agosto de 2015, durante a realização do quadro ‘Facebullying’, onde o apresentador utiliza o perfil social de convidados para pregar peças em internautas, Gentili acabou fazendo declarações polêmicas, causando reação imediata em roraimenses na internet.

Na ocasião, ele entrevistava o humorista Maurício Meirelles, que havia recebido proposta para fazer um show em Boa Vista. Passando-se por Meirelles, o apresentador ironizou, dando a seguinte declaração: “Show em Roraima? Tá louca que vou fazer show nesse lugar! Vocês vão pagar meu cachê com o quê? Com peixe ou com prostitutas? Prefiro fazer show no inferno”, escreveu.

A declaração de Gentili soou de forma tão polêmica que políticos de Roraima enviaram ofícios ao SBT, emissora paulista que exibe o quadro, exigindo um pedido formal de desculpas. No dia 20 do mesmo mês, o apresentador se justificou, alegando que tudo aquilo não passava de uma brincadeira e que não teve a intenção de ofender o Estado.

“Alguém, com certeza com muita má-fé, editou o vídeo da brincadeira, tirou de contexto e começou a espalhar por Whatsapp entre os roraimenses, dizendo que eu estava falando mal do Estado. Não, eu não estava. Quem quiser, é só ver a brincadeira no contexto, tem o vídeo da entrevista inteira na internet”, declarou. (M.L)

Presidente Dilma Rousseff também virou ‘Judas’

Além do apresentador Danilo Gentili e o mosquito Aedes aegypti, a presidente da República Dilma Rousseff (PT) também foi alvo da malhação de Judas desse ano. Um boneco azul com uma placa “Fora Dilma” foi pendurado no viaduto localizado no Distrito Industrial, na BR-174, sentido Sul do Estado.

Nenhum dos populares soube informar quem teria sido o responsável por pendurar o boneco, que carregava uma placa onde estava escrito ‘Fora Dilma’. Até a manhã de ontem, o boneco continuava pendurado no local. (M.L)

Publicidade