Cotidiano

Aprovados em concurso da Prefeitura cobram convocação

O grupo relata que unidades apresentam carência de professores de arte, mas que Executivo ainda não se posicionou a respeito

Os aprovados no concurso para Professor Arte-educador, realizado em 2014 pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), que estão no quadro de reserva, cobram um posicionamento do Executivo em relação à tão esperada convocação.

Na manhã desta quinta-feira, 12, um grupo realizou um pequeno manifesto em frente a sede da Prefeitura, o Palácio 9 de Julho, localizada no bairro São Francisco, zona Norte da Capital. A ideia é sensibilizar a prefeita Teresa Surita (PMDB) em relação a situação de pais e mães de família que aguardam convocação.

Segundo Daniele Moreira, 25 anos, cerca 270 pessoas no quadro de reserva do concurso esperam por uma posição sobre a chamada de aprovados, pois segundo levantamento grupo, várias unidades de ensino do município apresentam demandas para serem preenchidas, situação que tem sido abafada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

“Nós fomos até as escolas e constatamos que elas estão sem professores de artes. Nós temos um documento com o nome das unidades que estão com esse problema. A Prefeitura tem pessoal para suprir esse problema, tem pessoas que estão na lista de espera, só que até agora eles [Smec] não tomam nenhum posicionamento referente a essa questão”, afirmou.

Ainda segundo ela, muitas vagas estão sendo preenchidas por professores horistas, que revolta ainda mais quem aguarda por convocação. “Se existe quadro de reserva, porque não dar prioridade a eles?”, questionou.

Andréia Uchoa, 35 anos, também é outra candidata que aguarda convocação da Prefeitura para assumir cargo. Ela conta que a demora tem causado prejuízos as famílias, uma vez que muitos dos aprovados encontram-se desempregados.

“Vale destaca que essa é uma manifestação passível e a nossa intenção é abrir um diálogo com a Prefeita. Nós queremos sentar com ela e encontrar uma solução, pois eu acredito que a educação seja uma das bandeiras de sua administração”, relatou.

Outro lado

A Prefeitura de Boa Vista informou por meio de nota  que foram ofertadas 148 vagas para o cargo de Professor Arte-Educador no concurso de 2014. 

‘Todas as vagas oferecidas já foram preenchidas. Além destes 148, foram convocados mais 44 do cadastro de reserva, totalizando 192 novos professores arte-educadores. As aulas nas escolas municipais estão sendo ministradas pelos profissionais conforme o previsto, sem nenhuma carência’ informou a nota.

 A Prefeitura reforçou que os candidatos em questão fazem parte do cadastro de reserva do concurso, ou seja, não foram aprovados dentro do número das vagas oferecidas para o cargo. 

‘A Prefeitura de Boa Vista reafirma que toda e qualquer convocação tem que se basear na capacidade de pagamento do município e que seja garantido ao servidor seus diretos em dia’ disse a nota.