Cultura

Ara Ketu promete resgatar sucessos antigos durante show

O Micaraima ocorre neste sábado (04) em Pacaraima

Pela primeira vez em Roraima com a nova formação comandada por Tonho Matéria e Erico Brás, o grupo Ara Ketu será o responsável por animar a noite de sábado do Micaraima, que ocorre em Pacaraima, norte do estado. 

Durante o show, os vocalistas prometem reviver os sucessos ‘Ara Ketu Bom Demais’, ‘Pipoca’ e ‘Minha Razão de Viver’. “Será uma oportunidade ímpar, porque sabemos que vamos tocar além de brasileiros, mas também para os nossos vizinhos venezuelanos”, comentou Tonho.

Segundo Erico Brás, o público poderá esperar o mesmo repertório que apresentaram durante o carnaval na Bahia.

“Algumas músicas são um hino para os fãs do Ara Ketu, e não podem ficar de fora, também quero convidar toda a comunidade da capoeira, sei que é um movimento muito forte aqui em Roraima, também sou mestre da capoeira e sempre valorizamos isso”, disse.

Tonho Matéria é conhecido artista baiano que aos 15 anos já mostrava o seu talento e paixão pela música, iniciando sua carreira no próprio bloco Ara Ketu. Ao lado dele, o ator global Érico Brás foi o personagem Jurandir no semanal humorístico Tapas & Beijos.

Programação

A programação conta ainda com os grupos Banda Fuzuera, Elos, Banda Nativa e Caribe Show, que se apresentaram nesta sexta-feira (03), e Lula, Arikek e Pipoquinha, que se apresentam neste sábado (04). A expectativa é que o evento reúna mais de cinco mil pessoas durante os dois dias.

Estrutura

Tradicionalmente realizado em Pacaraima, o Micaraima não ocorria há seis anos. Realizado pela Prefeitura de Pacaraima e Governo de Roraima, já contou com artistas como Jammil e Uma Noites, entre outros.

Para as duas noites de evento, a Polícia Militar irá reforçar o efetivo com 50 militares na primeira noite e pelo menos 70 na segunda noite, isso além dos policiais que já atuam na cidade. Também vai ter militares do BOPE [Batalhão de Operações Especiais] e ao longo da estrada vão apoiar o trabalho da Polícia Rodoviária Federal.

Ara Ketu

Gravado em 1992 pelo selo independente inglês Seven Gates, o primeiro CD da banda foi distribuído só na Europa. Em 1994, com o CD ‘Ara Ketu é Bom Demais’, o grupo conquistou o título de revelação da música e um disco de ouro.

Seguiram-se álbuns bem-sucedidos como Ara Ketu Dez (1995), Dividindo Alegria (1996, com a participação de Djavan na faixa “Ara Amor”) e Pra Lá de Bom (1997). Até que, em 1998, o grupo viveu um momento de glória com o lançamento do CD Ao Vivo. O samba Mal-Acostumado, que era originalmente um forró, virou mega hit nacional e fez o disco do Ara Ketu ultrapassar um milhão de cópias vendidas, o que garantiu ao grupo seu primeiro Disco de Diamante pela vendagem excepcional.

O vocalista Tatau tornou-se referência na banda, depois de mais de 20 anos como líder do grupo, ele saiu em 2007. Larissa Luz assumiu os vocais, em 2012. Desde 2015, Tonho Matéria e Érico Brás assumiram a responsabilidade de comandar o grupo.

Com isso, houve uma grande reformulação na banda que iniciou uma nova fase de resgate dos seus maiores sucessos, dividindo com o seu público a energia positiva do axé, com muita interatividade, alegria e originalidade.