Esporte

Árbitros da FRF iniciam preparação para o Campeonato Estadual

O Campeonato Roraimense de Futebol 2017 começa no próximo dia 17 e não é só os clubes que se preparam para a competição. Os árbitros também trabalham duro para terem os bons desempenhos nas partidas, tanto fisicamente, quanto na obediência às regras, levando aos atletas as melhores condutas de jogo. 

Para isso, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf) da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Clovis Rates, informou que a entidade realiza esta semana as atividades de preparação dos árbitros para a competição estadual.

O processo de preparação começou ontem à noite, quando os 16 árbitros, árbitros assistentes, observadores e delegados de jogos se apresentaram ao instrutor de arbitragem da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Antônio Pereira da Silva, que vai dar um curso de capacitação de arbitragens.

Segundo Rates, o instrutor chegou na tarde de ontem e na parte à noite foi definido a programação e planejamento das aulas que começam hoje à noite no auditório da Escola Estadual Ana Libória.
“As aulas acontecem até a sexta-feira, dia 10, sempre a partir das 19h e serão aplicados os treinamentos teóricos, por meio de vídeo-testes e debates sobre as novas regras de jogo”, disse.

FÍSICA – Já na sexta-feira também haverá o teste físico com os árbitros e árbitros assistentes do quadro de arbitragem da Federação Roraimense de Futebol, a partir das 16h na pista da Vila Olímpica Roberto Marinho, sob o comando do instrutor físico da Fifa/CBF Gustavo Almeida. Rates afirmou que os testes são para definir novos árbitros para o quadro nacional da CBF.

“Os árbitros e árbitros assistentes que forem aprovados nos testes físicos passam a figurar no quadro nacional e até quem já está se não passar fica fora do quadro nacional, mas permanece no quadro estadual”, afirmou.

Hoje, dos nove árbitros do quadro estadual, apenas o árbitro José Ordílio Soares e os árbitros assistentes Márcio dos Santos e Remy Adonai fazem parte do quadro nacional da CBF.
Os testes físicos consistem em uma bateria de corridas de 4 mil metros divididos em tiros de 75 e de 60 metros. São seis tiros de 75 metros que tem que ser percorridos em sete segundos e os de 60 metros em seis segundos.

“Estamos preparando a arbitragem para fazer um bom trabalho no Campeonato Roraimense deste ano”, disse.