Esporte

Aristides Lucena treina duro para integrar seleção brasileira de judô

O circuito Europeu acontece de 2 de março a 14 de abril em Antalya, na Turquia, e em Zagreb, na Croácia, e o atleta treina intensamente cerca de seis horas por dia, divididas nos períodos da manhã, tarde e noite

Depois que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou seu nome entre os oito atletas que compõem a seleção brasileira de Judô da categoria Sub-18 masculino para disputar o Circuito Europeu de Judô, o atleta roraimense Aristides Lucena Júnior (55kg), tem intensificado os treinos nos tatames da Associação Ases do Norte de Judô de Roraima. Aristides é o atual líder do ranking nacional da CBJ.

Segundo seu treinador, Sérgio Borba, o atleta treina intensamente cerca de seis horas por dia, divididos nos períodos da manhã, tarde e noite com acompanhamento técnico e de fisioterapeutas.

“O Aristides segue um ritmo muito forte para deixá-lo em clima de competição e as coisas darem certo na Europa”, disse o treinador. “Os treinos são voltados exclusivamente para essa competição e trabalhamos dentro do estilo europeu de lutas e voltados para a correção de erros cometidos em competições anteriores e aperfeiçoar as técnicas que ele tem de melhor e assim poder desenvolver bem seu potencial”, disse.

O atleta embarca neste domingo, dia 26, para São Paulo, onde se integra ao restante da Seleção Brasileira de Judô no Centro de Treinamento de Pindamonhangaba, interior paulista, fazem um treinamento específico com o treinador da seleção, Douglas Potrich, até o embarque para a Europa. O circuito Europeu acontece de 2 de março a 14 de abril em Antalya, na Turquia, e em Zagreb, na Croácia.

“As duas competições que ele vai disputar já é pelo calendário da FIJ (Federação Internacional de Judô), válido para o ranking que define os atletas que disputam o Campeonato Mundial que será realizado no final do ano”, explicou Sérgio Borba.

Além de Aristides, a equipe masculina é formada por Felipe Geronimo (50kg), Willian Lima (60kg), João Victor Silveira (66kg), Guilherme Schimidt (73kg), Nuciano dos Santos Junior (81kg), Matheus Roque (90kg) e Leonardo Sant’ana (+90kg).

Para o professor Sérgio Borba, a convocação de Aristides vai abrir portas para o fortalecimento do judô no Estado.

“É um marco para o judô de Roraima e a prova de que com um trabalho sério e árduo se consegue colocar o nome de Roraima no local mais alto do cenário nacional e internacional e isso serve de inspiração para os outros atletas que treinam para chegar a esse nível”, disse.