Cultura

Arraial terá atividades culturais para moradores do Bairro São Bento

Arraial comunitário é realizado há seis anos por moradores do bairro São Bento

Antigamente, as Festas Juninas eram realizadas nas ruas, uma forma de socializar com os vizinhos e moradores do mesmo bairro. Para reviver essa tradição, a Associação dos Moradores do Bairro São Bento realiza pelo sexto ano consecutivo o arraial da Comunidade, uma festa com diversas atividades culturais para os moradores da localidade.

Serão três dias de festas, com apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, além de venda de comidas típicas. O evento terá início nessa quinta-feira (26) e segue até o sábado (28). Na ocasião, os moradores fecham a Rua Ecildon de Souza Pinto para montar as barracas. Fundado em 13 de janeiro de 2005, o bairro São Bento, antiga “invasão Brigadeiro”, está localizado na zona oeste da Capital.

“A festa é realizada há seis anos, e atrai mais de mil pessoas por noite, entre moradores do bairro e visitantes. Temos uma comunidade muito movimentada, criamos atividades divertidas durante o evento”, explica a presidente da Associação dos moradores do bairro São Bento, Maria Izabel Souza.

Maria mora no São Bento desde 2006, período em que começou a organizar os eventos junto com outros moradores. Além do arraial comunitário, o bairro ficou conhecido por realizar diversas atividades como o Aniversário do Bairro, Dia das Mulheres, Dia das Mães e Dia das Crianças. “Atuamos sempre com o objetivo de proporcionar harmonia e lazer entre os moradores, já que é um bairro carente, e mesmo assim as pessoas precisam de lazer ”, completou.

Durante a programação, haverá bingos, sorteios de brindes para os participantes e brincadeiras tradicionais para as crianças. “Vamos ter barracas de comidas típicas e brincadeiras. Esperamos que as pessoas participem e venham se divertir neste evento”, disse Maria Izabel.

Uma das novidades é um álbum de figurinhas que será distribuído para vinte crianças do bairro, montada pelos próprios moradores, as figurinhas são imagens que contam a história do bairro. A festividade também terá distribuição de cartilha com informações para imigrantes venezuelanos, desfile do bloco dos catadores de lixo e concurso de beleza entre as jovens moradoras do bairro. 

“Queremos mostrar, que mesmo as jovens do bairro São Bento que não tem muitos recursos financeiros, ainda conseguem ser belas. E queremos valorizar nossos moradores, pessoas que batalham todos os dias, e querem viver com tranquilidade. O Arraial do São Bento quer divulgar a arte e a cultura daqueles que moram aqui”, reforçou.

Serviço

Arraial Comunitário do São Bento

Data: 26, 27 e 28 de julho

Local: Rua Ecildon de Souza Pinto (Próximo à escola Ioládio Batista da Silva)

Hora: A partir das 17 horas

Entrada Franca

Informações: 9139- 1917/ 3628 -3961