Cultura

Arte de alunos de escola pública é exposta para comunidade

A exposição segue até sexta-feira (16) no Palácio da Cultura

Flores, árvores, paisagens que contam um pouco da história de Roraima fazem parte da exposição realizada por alunos da Escola Estadual Francisca Élzika de Souza Coelho, no projeto “Arte inclusiva”, coordenado pela professora Fátima Rizzo. A exposição segue até sexta-feira (16) no Palácio da Cultura pela manhã e tarde. A mostra reunirá trabalhos em aquarela, pintura a óleo sobre tela e composições com recortes e colagens.

De acordo com Fátima Rizzo, as peças são frutos de pesquisas dos alunos tanto sobre temas pertinentes à poética em linguagem visual como também de relatórios teóricos sobre suas práticas em desenvolvimento, contextualizando e dando embasamento às criações.

Para ela, a pintura serve como uma terapia, pois quem participa desenvolve a concentração, paciência, dominação do psicológico e atiça a criatividade. “A arte em tela melhorou muito a vida deles [alunos], elevou a estima, além de tirá-los da ociosidade e afastá-los dos vícios da internet. Antigamente nós tínhamos um tempo a mais com a arte, que hoje é tomado pela tecnologia. Buscamos um resultado para que as crianças possam se tornar adultos reflexivos diante de nossa sociedade”, contou Fátima.

No começo, as pinturas eram desenvolvidas em pedaços de papelão. “Depois eu consegui a ajuda de pessoas da comunidade e comprei as primeiras telas e bisnagas”, disse. A tinta utilizada é acrílica sobre tela por ser menos nociva à saúde e a limpeza dos pincéis é feita com água, sem a necessidade de produtos químicos. Fátima está orgulhosa do resultado. “Tenho orgulho dessas crianças”, enfatizou.

Segundo a professora, a pintura em tela propicia ao aluno expressar seus sentimentos, ideias e colocar a criatividade em prática. “Esse projeto é uma ferramenta valiosa no processo de ensino, com a melhoria do desempenho dos alunos, seu comportamento e suas relações interpessoais”, disse.

ESCOLA
Localizada na rua Dom Pedro I, bairro Mecejana, a Escola Estadual Francisca Élzika atende a 482 alunos do Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) nos períodos matutino e vespertino.

Serviço
Vernissage Arte Inclusiva
Data: Até 16 de dezembro
Local: Palácio da Cultura
Hora: Manhã e tarde