Cultura

Artesã ensina a fazer peças de decoração que podem aumentar a renda no Natal

Decorar a casa ou presentear a família e os amigos no Natal não significa, necessariamente, passar horas fazendo compras e gastar todo o 13º salário. De acordo com a Designer Gráfica Camilla Albuquerque, de 30 anos, é possível criar peças com fitas e com outros materiais simples e baratos para surpreender os presenteados.

As mesmas ideias podem ser aproveitadas para quem quer ganhar um dinheiro extra, vendendo suas produções e, quem sabe, iniciar um pequeno negócio. A primeira peça é um cartão de natal feito com o papel E.V.A, simples de serem feitos, eles podem enfeitar árvores de natal e serem presentes de fim de ano.

Para a artesã, na hora de enfeitar a casa é preciso ser, acima de tudo, criativo. “Usar e abusar da criatividade. Além das tradicionais cores do Natal, é importante também utilizar cores novas como o rosa, o azul. Isso deixa o ambiente mais descontraído e alegre”, diz.

Enfeites natalinos com materiais alternativos também são muito bem vindos à decoração da casa. “A árvore de Natal não pode faltar, assim como todos os seus símbolos. Bolas de Natal coloridas, pisca-pisca. Também utilizo muitos enfeites artesanais como estrelas de papel e enfeites com E.V.A. Tudo que é feito à mão tem uma importância a mais”, contou.

Entre os produtos usados, a dica é reciclar, a artesã utiliza garrafas pet, papelão e caixas de sapato. “Produtos artesanais e personalizados tem em sua característica a exclusividade, e muitos não aceitam pagar o real valor do produto por ser único. Além de ser pensado e idealizado especificamente para a pessoa, muitos não valorizam o real valor do artesanato personalizado”, relata.

Camilla aprendeu a criar peças com sua mãe, que as fazia para enfeitar a própria casa, a partir daí começou a vender e ver que o público se interessava.

“Minhas “artes” se limitavam a minha casa mesmo, para enfeitar minha mesa, ou meu quarto. Depois comecei a fazer ímãs de geladeira para vender, e assim podia comprar mais materiais para fazer mais coisas. Sempre utilizei muito o E.V.A para confeccionar presentes para os meus colegas na época, enfeites para casa, também já fiz muitas decorações com E.V.A e T.N.T para cultos evangélicos de crianças e congressos”, disse.

O negócio se expandiu, hoje ela encomenda e vende as peças pelo facebook, por meio da página Amor Papeleiro.

“É algo que me relaxa e que eu faço com muito amor, por isso gosto de tudo muito bem feito, quase perfeito (risos). Apesar de tanto amor pela arte manual, demorei muito para assumir isso como um negócio de verdade. E hoje trabalho exclusivamente com artesanato personalizado”, finalizou.