Cultura

Artesanato indígena em exposição no Forint

Objetivo do programa é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social

Em funcionamento desde 2008 no Instituto Federal de Roraima (IFRR), o Programa Mulheres Mil está presente no V Fórum de Integração (Forint), com exposição fotográfica dos resultados dos trabalhos produzidos nos cursos, mostra de molho de pimenta, artesanato indígena e pintura em tecido.

A exposição ficará no hall do auditório do Campus Boa Vista Centro de 28 a 30 de novembro. A mostra de molho de pimenta vem da Comunidade Indígena do Guariba (Amajari), o artesanato da Comunidade de Maturuca, Município do Uiramutã, e a pintura em tecido do Amajari e do Truaru (Boa Vista).

O objetivo do programa é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes geração de renda. Os cursos garantem que elas aprendam uma profissão e tornam-se empreendedoras e multiplicadoras dentro da própria comunidade em que vivem.

A gestora do programa, Natividade Oliveira, explicou que o material exposto também estará disponível para venda aos visitantes. “São mulheres que se tornaram empreendedoras e multiplicadoras do que aprenderam nos cursos, garantindo a outras mulheres que tenham uma renda, uma profissão”, disse.

Hoje o programa está presente de norte a sul do Estado, com coordenações nos Campi Amajari, Boa Vista Centro e Novo Paraíso. Apesar de ainda não ter sido instalado nos novos campi, Boa Vista Zona Oeste e Avançado de Bonfim, os cursos do Mulheres Mil estão sendo promovidos por eles.

Com informações do IFRR