Cultura

Artista explora a natureza e cultura indígena em suas obras

A exposição fica aberta durante todo o mês no Pátio Roraima Shopping

O olhar generoso, a natureza, suas cores e contrastes são a inspiração da artista plástica Ana Mendina que nasceu no Rio Grande do Sul, mas veio morar em Boa Vista com apenas sete dias de vida. Chegando aqui, teve contato direto com a cultura indígena e a natureza que sempre foram sua fonte de inspiração.
Hoje ela apresenta a exposição ‘Sonho Amazônia’ que fica aberta para a visitação nos corredores do Pátio Shopping Roraima durante um mês. Uma homenagem à sua infância, mais precisamente a duas indígenas que fizeram parte de sua vida nessa época. “Tenho paixão pela cultura indígena desde menina, essa exposição é uma forma de homenagear Bernadete e Domitilia que cuidavam de mim. Quero remeter a infância que não se limita a buscar rótulos e não diferencia brancos, negros e índios e quem quer que seja. A criança tem bons olhos para ver o mundo” explicou a artista.
São cerca de trinta obras que apresentam traços livres, sem rótulos e sem fronteiras. Ana Mendina atualmente está em Roraima, passando uma temporada para dar continuidade a seu objeto de estudo que são os povos tradicionais.
Durante cinco anos morou na Nova Zelândia, onde estudou arte ligada aos povos indígenas daquele país. “Era interessante como as pessoas ficavam curiosas a respeito da Amazônia, as pessoas querem mais informações sobre o nosso povo e elas buscam por isso. Dei continuidade aos meus estudos, mas nunca me senti longe daqui” relatou.
Ana Mendina
A artista estudou escultura, desenho, e pintura na Universidade de San Jose na Costa Rica. No ano seguinte, continuou seus estudos na Austrália, onde cursou artes plásticas no Departamento de Educação e Treinamento TAFE em Sydney.
Antes de retornar a terra natal, esteve durante um ano na Inglaterra aperfeiçoando suas técnicas. De volta ao Brasil em 2002, cursou História da Arte Brasileira e Escultura Contemporânea na Fundação Álvares Armando Penteado- FAAP, em São Paulo. Em 2003, participou da Semana da Amazônia, realizada na Câmara dos Deputados em Brasília. Mais tarde retornou à Amazônia e continuou a desenvolver seu trabalho de pesquisa artística e iconográfica sobre a cultura e a arte das várias etnias indígenas que habitam Roraima.
Serviço Exposição Sonho Amazônia Data: De 05 de Dezembro a 05 de janeiro Local: Pátio Roraima Shopping