Cultura

Artista faz exposição de quadrinhos produzidos em Roraima

Aos 13 anos, jovem desenha e cria histórias em quadrinhos. O novo gibi Futura Geração é inspirado em familiares e amigos

Beatriz Cruz, de 13 anos, tem se destacado como uma das mais jovens cartunistas de Roraima. Autora do Clube da Bia, agora é a vez de lançar o gibi ‘Futura geração’, que conta a história de uma menina e seu alter ego. Os gibis e seus personagens serão parte da mostra que ela realizará durante a programação do Roraima Game Weekend, nesse sábado (28) e domingo (29).

Desde criança, a estudante quis ser artista, e a arte do desenho já faz parte de sua vida desde os nove anos. Em seus desenhos, Bia Cruz expõe seus sentimentos, anseios e dúvidas durante a passagem da infância para a adolescência. Cada revista em quadrinho será vendida no valor de R$ 10,00, que Bia Irá utilizar para comprar mais material de desenho.

“Nessa história, pude abordar os pensamentos que me veem a cabeça, a personagem principal tem um amigo imaginário, ele é um reflexo, sempre o oposto”, conta. Em suas histórias, a jovem aborda temas como bullyng entre jovens, discriminação, intolerância, preocupação com animais e diversos assuntos, sempre com a preocupação de passar para outras crianças lições que ajudam a contribuir com sociedade e bem estar do planeta.

Desde muito pequena, o fascínio pelo mundo dos quadrinhos transportou a menina de simples leitora a criadora de histórias. Com influência de animes e mangás japoneses, a paixão surgiu de um amor ainda maior: A leitura.

Suas primeiras tirinhas começaram a ser publicadas semanalmente na página Criançada do Jornal Folha de Boa Vista, dedicada ao público infantil. A partir daí, com o incentivo dos amigos, professores e principalmente da Família, Bia idealizou a exposição do seu trabalho.

“Depois de fazer as tiras, veio um desafio maior, fazer uma história por completo”, relata.

Filha do artista Lindomar Bach, a jovem recebe o incentivo para criar novas histórias. “Além do desenho, o que a Bia mais mostra seu talento é nos roteiros das suas histórias, ela cria com muita originalidade”, comenta.

Roraima Game Weekend

A segunda edição do Roraima Game Weekend irá ocorrer no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), localizado na av. Glaycon de Paiva, Mecejana. O evento é organizado pelo Roraima e-Sports Club, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

A programação promete ser voltada para os apaixonados por videogames, com jogos disponíveis e venda de miniaturas. Os visitantes ainda serão desafiados a participar de torneios, jogar em simuladores de corrida, além de experimentar novos jogos e óculos de realidade virtual, entre outros.

Serviço
Exposição da Bia
Roraima Game Weekend
Data: 28 e 29 de janeiro
Local: CCTI – Avenida Glaycon de Paiva, Mecejana
Entrada Franca