Cultura

Artista indígena fará exposição em shopping a partir da próxima semana

A mais nova exposi??o que vai acontecer no P?tio Roraima Shopping ser? ?Cabocagem – O homem na paisagem?, que ter? um conjunto de 15 obras, in?ditas e exclusivas, preparadas especialmente para essa ocasi?o pelo artista pl?stico macuxi Jaider Esbell. A abertura ser? no dia 10 de mar?o e segue at? o dia 31.
O trabalho do artista tem como base o movimento pol?tico e cultural dos povos ind?genas na contemporaneidade. Mesmo preferindo atuar em coletivo, Jaider atendeu ao convite do shopping para uma exposi??o individual por acreditar que essa ? uma forma tamb?m de ?comemorar a conquista de espa?os que a arte proporciona, massificando sua fun??o social e a trajet?ria do artista?.
?A cole??o mostra de forma art?stica a rela??o do homem com a natureza, com a espiritualidade e com o dia a dia. Portanto, uma rela??o homem espa?o e identidade. As telas prometem emocionar, levando o espectador ao encontro com suas pr?prias origens e valores?, disse Esbell, que j? ? reconhecido no mundo.  Esbell ressaltou ainda que a exposi??o no P?tio Roraima ser? um presente para a sociedade roraimense, uma oportunidade de a popula??o conhecer de perto o trabalho de um artista nativo.
Pela primeira vez expondo em um espa?o de ampla visita??o, o artista comemora e reconhece o valor do empreendimento para vida cultural, econ?mica e social da cidade. ?O shopping chegou a nossa terra e convidou os artistas locais pra celebrar essa nova etapa da nossa trajet?ria, claro a arte transita no tempo e faz refletir criticamente com beleza e suavidade?, disse.
JAIDER ESBELL Ao ouvir Jaider Esbell contando sua trajet?ria, ? imposs?vel n?o se emocionar com a hist?ria do curuminzinho, que ouvindo mitos e lendas do seu povo, diz que pensava em ser imortal. Hoje com 35 anos, o ?ndio macuxi do munic?pio de Normandia lembra que cresceu absorvendo, na verdade, foram as barb?ries, a viol?ncia e a distor??o de muita coisa que acontecia ao seu redor.
Ele conta que era o estranho, o ex?tico e muitas vezes ?era posto por medo a olhar mais longe do alto das colinas ou dos p?s de caimb?s?. E em meio a tantas realidades vividas nas comunidades ind?genas e arredores, ele recorda que se achou mesmo foi nas letras, ?no uivo do som do vento nos capins e mandiocais?. ?Gostava de escrever e ler como minha m?e me ensinou. Mas nos desenhos mostrava os monstros da minha alegre fantasia?, completa.
Em 2010, o menino sonhador conquistou o seu primeiro pr?mio liter?rio. ?Foi o pulo do penhasco?, conta. O pr?mio era de cria??o liter?ria do Minist?rio da Cultura e Funda??o Nacional das Artes. Para ele, esse reconhecimento n?o era simplesmente a realiza??o de um sonho. ?Era a miss?o, clara e evidente?, afirma. Logo depois lan?ou o primeiro livro (Terreiro de Makunaima: mitos, lendas e est?rias em viv?ncias). E ap?s sua estreia como escritor foi que surgiu, na verdade, o artista. ?E com ele um universo de possibilidades?, completa.
E n?o estava errado. Atualmente, Jaider Esbell possui um trabalho que j? circula o mundo em poesia, nas artes visuais, na literatura e no audiovisual. O seu nome ? reconhecido na cultura universal. Jaider leva o nome de Roraima ao mundo, n?o apenas como uma terra de mist?rios, mas como uma terra de verdades. ?E querendo ou n?o, um pouco de cada um vai junto pra imortalidade, como um dia ainda menino, sonhei?, poetiza.
O melhor de tudo at? hoje ? o compromisso dele com os povos ind?genas por meio da arte que possibilitou a articula??o de um trabalho coletivo com diversos artistas ind?genas. A qualidade do trabalho e a forma como essa arte se comunica criaram oportunidades para Jaider Esbell levar adiante o pensamento coletivo para o Brasil e para o exterior.
Com in?meras exposi??es nacionais, o reconhecimento maior veio com um convite para expor nos Estados Unidos, em 2013, quando realizou uma exposi??o coletiva de artistas ind?genas locais e ministrou aulas na universidade PitzerCollege.   SERVIÇO O qu?: ?Cabocagem – O homem na paisagem? Data: 10/03/2015 Hora: 19h Local: Mall do P?tio Roraima Shopping