Cultura

Artista plástico expõe peças em exposição de Dinossauros

Para conhecer o trabalho de Saulo Rodrigues, basta acessar no facebook: Estudio 51

O artista plástico e estudante de Artes visuais, Saulo Rodrigues participou do XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia realizado em Ribeirão Preto, em São Paulo com suas peças que recriam dinossauros. A paleoarte ou paleontografia como pode ser chamada consiste na representação visual de hipóteses científicas sobre a anatomia de Espécies fósseis.

Saulo contou que soube sobre o evento em grupos relacionados à paleontologia e paleoarte no facebook e decidiu participar. Foi a primeira vez que participou de um evento dedicado aos estudos sobre os dinossauros, o artista não pôde estar presente então enviou suas peças pelo correio.

A peça apresenta técnicas tradicionais de desenho a formas de modelagem, textura, coloração, etc., sobretudo, desenvolto na anatomia, em que se detalham esqueletos, inserção de músculos, ligamentos, hábitos e postura.

O artista contou que sempre foi apaixonado pelos animais pré-históricos, quando criança colecionava bonecos e revistas sobre o tema. “Desde criança sempre fui fascinado por dinossauros, gostava de desenhar, lia muitas revistas e livros além de colecionar miniaturas. Porém eu nunca ficava satisfeito com as coleções, não eram precisas cientificamente e sempre imaginava poder fazer minha própria coleção. Além disso, sempre tive contato com a arte, meu pai pinta telas e constantemente produzia desenhos como hobby e foi quando experimentei a escultura e há dois anos venho praticando e agora posso produzir minha própria coleção”, explica.

O artista se prepara para realizar uma exposição em setembro na Universidade Federal de Roraima.  Saulo também faz encomenda de peças diversas, tanto de dinossauros como de outros animais, além de outros personagens feitos pelo seu irmão. Para conferir o trabalho, basta acessar no facebook: Estudio 51.

XXV Congresso Brasileiro de Paleontologia

O CBP é o principal encontro científico organizado pela Sociedade Brasileira de Paleontologia. Sua primeira edição foi realizada em 1959 e os vinte e quatro encontros anteriores estiveram em diferentes estados do País, incluindo Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse ano, o evento abordou o tema “Vida no tempo profundo: a evolução através dos fósseis”