Entretenimento

Artistas comemoram 30 anos de Roraimeira com show nesta quarta

A apresentação será no CAF, da UFRR, a partir das 20h. A entrada é gratuita

?Terra do Caracaran?, do caju, seriguela?. ?Sou pedra pintada, buriti, bacaba?. Essas frases marcaram a mem?ria do povo roraimense – e de quem escolheu a terra de Macuna?ma para morar, como sendo algumas das can??es que representam muito bem Roraima.
Os principais respons?veis por essa conquista s?o os cantores Eliakin Rufino, Zeca Preto e Neuber Uch?a. Foram eles que, na d?cada de 80, resolveram criar o movimento Roraimeira com um ?nico objetivo: contribuir de alguma forma para que a cultura de Roraima tivesse uma identidade pr?pria e, consequentemente, o povo se orgulhasse de sua terra.
E para comemorar os 30 anos de cria??o desse movimento, o trio se apresenta nesta quarta-feira (5) no audit?rio do CAF (Centro Amaz?nico de Fronteiras) da UFRR com um show gratuito, a partir das 20h.
Ao avaliar essas tr?s d?cadas de Roraimeira, Eliakin Rufino diz que o show ser? uma comemora??o, principalmente, porque a classe art?stica como um todo acabou abra?ando essa causa que deu muito certo.
?N?s temos participa??o nesse sentimento de orgulho e amor ao lugar onde moramos porque nosso objetivo sempre foi ajudar a amar Roraima. Mas existem outros artistas envolvidos seja com a fotografia, com a pintura, enfim, todos aqueles que t?m Roraima como tema, faz parte do movimento?, explica Rufino.
O cantor Zeca Preto comemora o fato de as pessoas hoje se orgulharem ao falar que s?o daqui. ?O movimento acabou influenciando na constru??o da nossa identidade cultural. Eu, particularmente, me sinto honrado que o nome extra?do de uma m?sica minha tenha sido escolhido para representar o movimento?, conclui.
Neuber Uch?a completa afirmando que chegou at? aqui com a sensa??o de dever cumprido. ?A nossa grande miss?o foi fazer com que as pessoas tivessem orgulho de sua origem, aceitando essa diversidade, assumindo essa pluralidade. A nossa m?sica trata desse povo que se mistura numa boa, sem xenofobia, sem bairrismo?, ressalta.
Para comemorar toda essa trajet?ria, o show ter? um cen?rio totalmente decorado com arte regional e as m?sicas ser?o as mais ouvidas e cantadas, que marcaram a cultura roraimense. ?Os melhores hits, as can??es que mais tocaram o cora??o do povo de Roraima durante esses 30 anos estar?o no show?, disse Neuber.
Quem vai acompanhar o trio Roraimeira no show de comemora??o de 30 anos s?o m?sicos que tamb?m j? se apresentam com os artistas ao longo dessas tr?s d?cadas. Serginho Barros estar? no contrabaixo; Alfredo Rolins na bateria; Amauri Gomes na percuss?o; Jason no teclado e Hendds Williams na guitarra.   SELO AJURI CULTURAL A Funda??o Ajuri ? grande respons?vel pela organiza??o e realiza??o do show comemorativo dos 30 anos de Roraimeira. Segundo o diretor executivo da Funda??o, Rafael Oliveira, o evento faz parte do projeto Selo Ajuri Cultural que foi lan?ado este ano. O objetivo, conforme o diretor, ? captar recursos com espet?culos do eixo teatral centro sul para se apresentar em Roraima e depois reverter parte desse dinheiro na valoriza??o da cultura regional, desenvolvendo atividades com artistas de Roraima.
?O dinheiro arrecadado com o primeiro espet?culo apresentado em setembro em Boa Vista, o ?Com?dia em p??, foi utilizado no lan?amento do Song Book do cantor Zeca Preto e na realiza??o do show Roraimeira?, explicou.
Segundo ele, j? est?o confirmadas ainda para este ano duas apresenta??es de espet?culos de teatro e de com?dia. Um deles ser? em novembro e outro em dezembro. ?E a partir de 2015 vamos trazer espet?culos peri?dicos ? ou mensal ou bimestral. Existe uma equipe dentro da Funda??o trabalhando especificamente no Selo Ajuri Cultural para trazer muita novidade para o nosso estado?, concluiu.

Publicidade