Entretenimento

Artistas querem fazer rap sobre a periferia de Roraima

Os rappers misturam a batida do hip hop e do rap com letras de engajamento

Os artistas Mc Frank, 7Niggaz e Dj Mizael se unem em um novo projeto. O grupo FM7 inicia com a proposta de fazer rap sobre a cultura da periferia, não só em Boa Vista, mas de bairros periféricos do interior do estado.

Os rappers misturam a batida do hip hop e do rap com letras de engajamento, pedindo mais respeito à cultura negra produzida na periferia, que por muitas vezes é vítima de preconceito da sociedade.

Mc Frank e 7Niggaz se conhecem desde o grupo Gang do Rap, um dos pioneiros com músicas autorais em Roraima. Os primeiros encontros ocorreram no bairro Caranã, considerado como o berço do movimento na capital. Agora Dj Mizael agrega a vontade de fazer do rap, a cara daqueles que moram em Roraima.

“Não queremos falar de uma realidade nacional, eles já tem o representantes deles, queremos contar a história dos roraimenses, das nossas virtudes, da nossa luta”, explica Mc Frank.

Segundo o Mc, a proposta é realizar eventos ligados a cultura hip hop, e até mesmo selecionar representantes do rap roraimense para participar de seletivas nacionais, a próxima deve ocorrer em Belo Horizonte.

“Já estamos planejando uma batalha de Mcs em Roraima, o movimento vem crescendo bastante, queremos criar um projeto sociocultural ligado a elementos da cultura Hip hop em Roraima”, conta 7Niggaz.

Além de um novo cd com músicas autorais, a proposta é de criar alternativas para os jovens por meio da cultura de rua, além de integrar o rap brasileiro em espaços públicos, a cultura se une com o audiovisual, com o esporte, com as atividades de lazer.

“Queremos levar o Hip hop para todos, nosso objetivo é promover, fomentar o Hip hop que não é um estilo musical, e sim uma cultura que engloba todo o movimento, desde o esporte de rua, a música, o grafitte, o rap e a poesia”, explica Mc Frank.

Segundo o grupo, o rap em Roraima cresce cada vez mais e apresenta um trabalho muito consistente.

“Após o encerramento da Gang do Rap, sabemos que aquele trabalho perseverou. Porém agora, queremos ter uma pegada mais profissional e representativa. O principal objetivo é mostrar à sociedade roraimense como os elementos da Cultura Hip hop podem se transformar em ferramentas de cidadania”, comenta.

Eles prometem uma temporada de shows a partir do meio de ano. A próxima apresentação ocorre nos dias 07 e 08 de Junho em festas juninas, Conexão na Praça do Cidade Satélite no dia 29 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 991371316 e 991405601.