Cultura

Artistas se reúnem em Mucajaí para homenagear o poeta Castro Alves

A associação dos artistas realiza uma programação cultural nesse sábado (18) na Praça do Poeta Josimar

O escritor brasileiro Castro Alves completaria 170 anos de nascimento no dia 14 de março. Para comemorar a data, a Associação dos artistas de Roraima promove uma programação especial. O evento será realizado na Praça Poeta Josimar, no município de Mucajaí, localizado na Chácara Dimanso, a partir das 15 horas. A entrada é franca.

A programação conta com show de voz e violão, apresentação de Carlinho Filho do Sol e Sebastian Bach, Exposição do artista plástico Sidney B, recital de poesias e divulgação da literatura roraimense, além do ‘microfone aberto’, em que os participantes podem recitar poemas de sua autoria ou de outros escritores.

De acordo com o escritor Josimar de Souza, um dos membros da Assart, o evento não poderia passar em branco e já faz parte do calendário de eventos da Associação.

Segundo ele, serão discutidos temas relacionados às Leis de Incentivo à Cultura estadual e federal já que os escritores têm tido muitas dificuldades na publicação de seus livros, pois, com o advento da internet e das redes sociais, os livros perderam espaço em meio aos jovens e as crianças.

“No período em que Castro Alves viveu ainda existia a escravidão no Brasil. O jovem baiano foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados. Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o ‘Poeta dos Escravos’”, disse.

A praça em Mucajaí recebeu o nome do autor que já publicou dois livros, ‘A verdade é uma virtude de poucos’ em formato de cordel e ‘No ar’. Segundo ele, o segundo livro causou mais notoriedade entre o público por trazer uma certa polêmica.

“Fui homenageado em vida, e isso foi de muita felicidade. Meu trabalho ficou conhecido com o meu segundo livro. Eu tive a ousadia de fazer uma capa com uma foto minha usando asas, deu certo, chamou a atenção das pessoas”, contou.

Assart
A Assart foi fundada em 2008, com a proposta de reunir os escritores de Roraima. A associação já recebeu o título de utilidade pública pela Assembleia Legislativa. Ao todo, a Assart possui cerca de 380 associados, com participantes de diversos municípios e também indígenas da Maloca do Pium e da Raposa Serra do Sol.

Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em Curralinho (BA) no dia 14 de março de 1847. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”.

Serviço
Dia do Escritor
Data: 18 de março
Local: Praça do Poeta Josimar (Mucajaí)
Hora: 15 horas
Informações: 99144-9150
Entrada Franca