Cotidiano

Árvore cai sobre fiação e deixa moradores de Iracema sem energia

A queda de uma árvore deixou moradores de Iracema, município localizado na região centro-sul do Estado, sem energia elétrica por mais de cinco horas ontem, 14. O problema, segundo um servidor público, só veio a ser resolvido no início da manhã. “O problema aconteceu por volta de meio-dia do domingo, 13, estendendo-se até as 18 horas. Na madrugada, depois das duas da manhã, a energia foi embora outra vez. Foi uma madrugada muito ruim para dormir”, relatou Waldemir Sousa.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Eletrobras Distribuição Roraima, a interrupção no fornecimento de energia no município ocorreu em decorrência da queda de uma árvore na rede elétrica. “Assim que o problema foi constatado, uma equipe da empresa foi acionada para fazer o isolamento da área e iniciar os procedimentos para restabelecer o fornecimento”, informou.

Ainda segundo a Eletrobras, o problema no fornecimento ocorreu somente na sede de Iracema, ou seja, nenhuma outra localidade ou município vizinho registrou transtorno semelhante.

Apesar de o problema ter sido simples, houve muita reclamação por parte dos moradores daquele município. “Desde que a energia no interior saiu das mãos da Cerr [Companhia Energética de Roraima] e passou para as mãos da Eletrobras, sempre há problemas de interrupção de energia no município. Agora pense você, num tempo quente que está fazendo, ficar sem energia durante a madrugada inteira. Você acha isso justo?”, questionou um morador que pediu para não ser identificado.

LINHÃO – Ontem à tarde, 14, três quedas consecutivas de energia foram registradas no Estado. Segundo a Eletrobras, o problema ocorreu por conta de desligamentos no Complexo de Guri Macagua, na Venezuela. À Folha, a Eletrobras informou que o processo de restabelecimento da energia ocorreu de forma gradativa, o que justifica as três quedas registradas no período de três horas. Além de Boa Vista, foram afetados com o problema os municípios de Pacaraima, Cantá, Bonfim, Alto Alegre, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.

BALIZA – Já em São João da Baliza, situado na região sul do Estado, o temor dos moradores é em relação ao estado de conservação dos postes de madeira que fornecem energia para as residências. Deteriorados pela ação do tempo, muitos ameaçam desabar a qualquer momento. “Os postes do município estão praticamente caindo, podendo provocar uma tragédia a qualquer momento, se não for tomada nenhuma providência”, ressaltou um morador.

A Eletrobras informou que uma equipe técnica da empresa foi acionada ainda na manhã de ontem para fazer a retirada do poste de madeira informado pelo denunciante. “É importante ressaltar que a Eletrobras possui um programa de manutenção de rotina, justamente para atender as demandas pontuais dos municípios do interior. Tão logo a empresa foi informada do problema, uma equipe realizou a retirada do poste de madeira, que foi substituído por um poste novo de concreto”, ressaltou. Ainda segundo a empresa, outros dois postes na mesma rua foram retirados e substituídos por novos. (M.L)