Política

Assembleia Legislativa concede comenda a roraimenses de destaque

O Professor Doutor Getúlio Cruz, o médico Mozarildo Cavalcanti e o jogador Thiago Maia serão os homenageados deste ano

A partir das 10 horas de amanhã, 20, será realizada a cerimônia de entrega da comenda Orgulho de Roraima, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima. Os homenageados serão o professor Doutor Getúlio Cruz, o médico e ex-senador Mozarildo Cavalcanti e o jogador de futebol da Seleção Brasileira Thiago Maia.

O título é oferecido a personalidades que muito contribuíram e tornaram-se referência para a população do Estado. Todos os anos três pessoas são escolhidas pela Mesa Diretora da Casa Legislativa para receberem a honraria. Os deputados estaduais Jalser Renier (SD) e Coronel Chagas (PRTB) foram os responsáveis pela indicação do professor Doutor Getúlio Cruz.

Ao saber da indicação, Getúlio Cruz ficou honrado pelo reconhecimento. A comenda representa para ele a sensação de utilidade perante a população. Pertencendo à terceira geração de familiares nascidos no Estado, tanto ele quanto todos os seus filhos construíram suas vidas em Roraima, sendo inevitável que ele não trabalhasse para melhorar a sua terra. “Eu desejo que o exemplo desta comenda sirva de incentivo para as pessoas estudarem para pensar no futuro de Roraima”, disse.

PERFIS – Atualmente professor e pesquisador no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Getúlio Cruz é formado em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Economia e Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lecionou também na Universidade da Amazônia (Unama) e na UFPA, ambas no Estado do Pará. Já são 40 anos em sala de aula.

Também esteve por 30 anos na administração pública, como Governador, Secretário de Planejamento do Estado, Secretário de Finanças da Prefeitura de Boa Vista, membro do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e do Conselho da Zona Franca de Manaus. Getúlio Cruz fundou o Banco de Roraima e foi diretor-presidente do Grupo Folha de Comunicação por 20 anos.

Sua mais recente contribuição foi o livro “Ambientalismo e Indigenismo – Roraima como laboratório dos regimes internacionais”, lançado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em outubro em Porto Alegre (RS), e na Universidade Federal de Roraima, no dia 7 deste mês em Boa Vista. A obra é resultado da sua tese de Doutorado e concluiu que o discurso ecológico internacional sobre a Amazônia é mais interessado em evitar que novas áreas sejam integradas ao processo produtivo do que de fato preservar o meio ambiente.

Já Mozarildo Cavalcanti é médico formado pela UFPA e professor do curso de Medicina da UFRR. Presidiu o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) e dirigiu os hospitais públicos Coronel Mota, Nossa Senhora de Fátima e a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Na administração pública, foi Secretário de Saúde do Estado, deputado federal e senador, defendendo causas como o mandado de segurança coletivo, a jornada de trabalho de 40 horas semanais, o presidencialismo e do voto facultativo aos 16 anos.

O mais novo dos agraciados é Thiago Maia, de 19 anos. Após ganhar destaque em escolinhas de futebol e no clube São Caetano, foi contratado pelo time paulista Santos. Ganhou projeção nacional ao ser convocado para a Seleção Olímpica de Futebol e conquistar a medalha de ouro no futebol masculino nas Olimpíadas Rio 2016. Atuante nas redes sociais, Maia sempre se lembra da terra natal e já chegou a afirmar que prefere viajar para Boa Vista do que para a Disney. (N.W)