Política

Assembleia Legislativa homenageia personalidades de RR com comenda

Indicações foram feitas pelos deputados Jalser Renier, Coronel Chagas e Jorge Everton

Mais do que homenagens, a manhã de terça-feira, 20, também foi de emoções durante a solenidade promovida no plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Foram entregues a comenda Orgulho de Roraima e da medalha Ordem do Mérito Legislativo – Grau Mérito Especial para personalidades roraimenses que se destacaram, tornando-se símbolo de referência para a população do Estado. Os homenageados foram o ex-governador e professor doutor da Universidade Federal de Roraima Getúlio Cruz, o ex-senador Mozarildo Cavalcanti e o jogador de futebol Thiago Maia.

A comenda Orgulho de Roraima entregue a Getúlio Cruz e Mozarildo Cavalcanti é uma indicação de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e Coronel Chagas (PRTB). “Getúlio é um orgulho para nós, pois é um político forte que domina um jornal de credibilidade e uma rádio de audiência. Eu o admiro pela sua trajetória e pelo modo que conduz sua amizade. É na sua porta que bato e onde busco orientação. É um orgulho lhe homenagear, pois o senhor é merecedor dessa comenda”, disse o deputado Jalser Renier.

O professor doutor Getúlio Cruz, em seu discurso, agradeceu o carinho recebido e aproveitou para dividir o momento de realização com sua família. “Eu tenho que dividir com minha mulher, meus filhos, pois tenho muito orgulho da minha família. Para mim, é uma honra ter como parceiro desta homenagem Tiago Maia, jogador do meu Santos, com grande futebol, e também Mozarildo, que foi meu colega de República de Estudantes”, disse.

No discurso, ele destacou que é preciso procurar novos caminhos para Roraima. “É preciso pensar que Roraima é viável e que tem futuro. É preciso repensar Roraima, e atribuo essa homenagem a todos os que entendem que é hora de pensar caminhos viáveis para nosso Estado”, disse.

Essa não é a primeira vez que Getúlio Cruz recebe uma homenagem da Assembleia Legislativa. “Mas essa é a primeira vez que eu compareço para receber”, brincou e garantiu que para cada uma delas há um sentimento especial. “Valeu a pena fazer as coisas que a gente fez”, destacou.

THIAGO MAIA – A mesma condecoração dada a Thiago Maia é de autoria dos deputados Jorge Everton (PMDB) e Coronel Chagas (PRTB). O atleta recebeu ainda a Medalha da Ordem Mérito Legislativo – Grau Mérito Especial, uma indicação do deputado Jalser Renier (SD).

Na ocasião, Joel Alencar, pai de Thiago Maia, não conteve as lágrimas ao tentar expressar o orgulho de ver o filho tendo o trabalho reconhecido por sua atuação nas Olimpíadas 2016, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Quero agradecer a todos que prestaram homenagem ao meu filho”, disse, emocionado e sendo abraçado pelo atleta.

O jogador de futebol, com 19 anos, sentiu-se orgulhoso pelo reconhecimento que, segundo ele, “é fruto de trabalho que vem desde a infância”. “Eu sofri muito para chegar até aqui e graças a Deus deu tudo certo. Sofri preconceito por ser roraimense e, como falei, (…) tenho muito orgulho de ter nascido nesse Estado”, frisou.
O ex-senador da República e médico Mozarildo Cavalcanti não pôde comparecer à homenagem, pois estava fora do Estado.

DEPUTADOS – O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas, avaliou como justos os destaques às três personalidades do Estado. “Aos doutores Getúlio e Mozarildo, pela história e dedicação à política, à parte empresarial. (…), ao jovem Thiago Maia, que nos encheu de orgulho ao envergar não só a camisa do Santos na série A do Campeonato Brasileiro, mas também a camisa da seleção brasileira, sendo campeão olímpico”, destacou.

Para ele, os três, de alguma forma, contribuem para Roraima, seja na parte política, na área empresarial, na geração de opinião pública, bem como “inspira tantas outras crianças e adolescentes a seguirem o caminho do bem, do esporte”.

O deputado Flamarion Portela (sem partido) se emocionou ao enfatizar a contribuição dos homenageados ao desenvolvimento do estado de Roraima. “Getúlio é um homem de família. E sua família é uma família onde nunca se viu exibicionismo, arrogância ou atos desnecessários. É um exemplo para todos. Do mesmo modo, Mozarildo é um exemplo de político honesto, e Thiago, um exemplo para os jovens por alcançar o estrelado”, afirmou.

O deputado Joaquim Ruiz (PTN) relembrou grandes feitos que contaram com a participação de Getúlio Cruz como a criação do bairro Tancredo Neves, a construção da escola técnica e da UFRR. “Um grande homem”, complementou.

O deputado Jorge Everton foi um dos responsáveis por indicar o nome de Thiago Maia à comenda Orgulho de Roraima, tendo como motivação a trajetória do jovem jogador de futebol. “Essa indicação se deu pela necessidade de incentivar o esporte no nosso Estado e incentivar os nossos talentosos jovens, que às vezes não conseguem concretizar seus sonhos por falta de apoio institucional”, concluiu. Conforme Everton, o esporte em Roraima precisa de mais apoio governamental.