Política

Assembleia encaminha ofício para Caerr por falta de água

O Procon Assembleia, órgão de Defesa do Consumidor da Casa Legislativa, encaminhou ofício na tarde de ontem, 2, para a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Roraima (Caerr) para que justifique a ausência de distribuição de água nos bairros em geral ocorrido nas últimas semanas.

De acordo com o Procon ALE, a decisão foi tomada após o órgão receber reclamações e denúncias anônimas sobre a descontinuidade do serviço no Estado. “O importante para o Procon é que o servidor esteja satisfeito com o serviço e o fornecedor deve informações ao consumidor sobre o que está acontecendo, até porque ele paga pelo serviço e este deve ser efetuado com qualidade”, disse a diretora do Procon Assembleia, Eumária Aguiar.

A diretora completou reforçando que “a água é um serviço essencial e que deveria ter a prioridade do atendimento”, além de orientar a população que quem se sentir prejudicado pode denunciar a situação ao Procon Assembleia. “Quando a pessoa denuncia ao Procon, a Caerr é oficiada em seguida para dar explicação sobre o motivo da falta de água. Damos um prazo para que a Caerr resolva. Não resolvendo, marcamos audiência para que possa saber quais os motivos, até porque esse não é o problema de um consumidor, mas coletivo. Com base nisso, vamos achar uma solução, ver se é necessário entrar com uma ação coletiva para resolver o problema, já que muitos consumidores estão sendo prejudicados”, explicou.

A comerciária Rosiane Sousa de Melo, 19 anos, moradora do bairro Aparecida, vive de aluguel e mensalmente desembolsa R$ 50,00 para pagar a água que consome. Ela considera o valor alto para a qualidade da prestação de serviço. “Estamos tendo falta de água diariamente. Na quinta-feira cheguei em casa por volta de meio-dia para almoçar e não tinha água para fazer almoço e nem tomar banho. Tive que comprar comida. Hoje pela manhã quando fui tomar banho para ir trabalhar, estava faltando água de novo. E aí, como é que faz? Tem que esperar”, criticou.

Para Rosiane, a principal dificuldade é em razão da falta de água acontecer geralmente nos momentos em que mais se precisa, nos horários de pico, como início da manhã, por volta de meio-dia e seis da tarde. “Isso é uma grande falta de respeito, porque todos os meses pagamos nossa conta e quando precisamos não temos o serviço. Eu, por exemplo, acho muito caro o que pago para não ter um serviço de qualidade”, completou a comerciária.

CAERR – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que recebeu o ofício encaminhado pela Assembleia Legislativa na tarde desta sexta-feira, 2. Sobre o problema na distribuição de água, a empresa ressaltou que nos últimos dias, técnicos da Companhia trabalharam em regime de plantão, com equipes durante o dia e a noite e na madrugada de sexta-feira, 2, e finalizaram a instalação da bomba na Estação de Captação de Água, no Rio Branco.

A Companhia salienta que está de portas abertas para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de captação e tratamento da água e que mantém o serviço de call center, no 0800 280 9520 para retirar todas as dúvidas da população. “Essa é uma forma de mostrar o compromisso e a transparência da gestão”, disse a Caerr.