Cotidiano

Assembleia homenageia servidores da Dicap com comenda Orgulho de Roraima

Entre os homenageados estão policiais civis, militares e agentes penitenciários

Os servidores e ex-servidores da Divisão de Captura (Dicap), subordinada ao Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania receberam nesta quinta-feira, 20 a comenda Orgulho de Roraima.

O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Roraima. A iniciativa é do deputado Jorge Everton (PMDB), que apresentou requerimento solicitando a homenagem, considerando os relevantes serviços prestados por estes profissionais à segurança pública do Estado.

Segundo o parlamentar, 24 servidores receberão a comenda. Entre eles estarão policiais civis, militares e agentes penitenciários.

“São profissionais abnegados que vivem diuturnamente em prol da sociedade, inclusive colocando a própria vida em risco. Existem policiais da Dicap ameaçados de morte por combater o crime organizado no Estado”, ressaltou.

Jorge Everton destacou o empenho dos servidores da Dicap que, apesar das dificuldades na estrutura, efetuam o trabalho em defesa da sociedade.

De acordo com um dos homenageados Roney Cruz, chefe da Dicap, o convite para assumir a Divisão foi um grande desafio.

“No início, o desafio foi a implantação de uma metodologia de trabalho que pudesse colaborar com o sistema prisional e com o sistema de segurança pública do Estado, passamos então a buscar profissionais que pudessem pôr em pratica as ideias e apresentar propostas que fariam da DICAP um órgão que em muito colaboraria para o Estado” relatou.

Segundo ele, a primeira equipe composta somente por 6 integrantes. “Passamos a organizar e a dar uma nova cara a esta Divisão. Precisávamos então de um sistema em que pudéssemos armazenar as informações que ali eram produzidas e ou captadas e conseguimos, o que facilitou e automatizou todos os trabalhos administrativos da Divisão e em pouco tempo fez com que a DICAP armazenasse a maior quantidade de dados sobre infratores do Estado de RORAIMA com a finalidade de atender em tempo hábil as necessidades tanto da Divisão quanto das forças policiais do Estado” relatou.