Polícia

Assessor parlamentar é preso suspeito de praticar assaltos

A guarnição do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), da Polícia Militar, prendeu um assessor parlamentar, de 20 anos, na noite da terça-feira, dia 24. Os policiais haviam recebido uma denúncia de que indivíduos em um veículo modelo Fiat/Pálio, cor azul, estariam praticando assaltos na Capital. Enquanto realizavam patrulhamento de rotina pela Rua Carmelo, no bairro Pintolândia, nas proximidades da Praça Germano Augusto Sampaio, os militares depararam-se com o automóvel suspeito.

A equipe policial informou que já tinha sido acionada via Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) sobre um assalto cometido por três indivíduos portando arma de fogo e que para fugir fizeram uso de um carro com as mesmas características do que era conduzido pelo rapaz.

Por outro lado, constatou-se que pelo menos dois crimes tinham sido praticados na tarde da terça-feira. O primeiro deles às 15h30 em um mercantil localizado na Rua N-13, bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste. Na ocasião, os bandidos levaram das vítimas um aparelho celular, uma pulseira, R$ 120 em cédulas, moedas e mais uma caixinha de cerveja.

O segundo assalto foi realizado às 17h, em uma sorveteria que fica na Rua S-34, também no Senador Hélio Campos, de onde os criminosos roubaram dois aparelhos celulares, ambos Samsung, modelos S3, cor branca, e A5, cor preta.

Já em posse de todas essas informações, o Giro pediu que o suspeito saísse de dentro do automóvel e durante uma revista pessoal foi encontrado com ele o telefone celular, de uma das vítimas. Já nas buscas feitas no interior do veículo foram localizados, embaixo do banco do motorista, duas facas e um simulacro de arma de fogo tipo pistola.

Diante da suspeita de o elemento ter sido o autor do crime, ele foi levado até às vítimas que o reconheceram como sendo um dos assaltantes, inclusive reconheceram o celular apreendido como sendo de sua propriedade.

O sujeito foi conduzido à Central de Flagrantes do 5o DP, onde foi ouvido pela autoridade policial e autuado em flagrante pela prática do crime de roubo, conforme o artigo 157 do Código Penal Brasileiro (CPB). A Polícia Militar destacou que enquanto elaborava o Relatório de Ocorrência Policial (ROP), o proprietário de uma farmácia procurou a delegacia para informar que por volta das 15h20, também da terça-feira, elementos em um carro Fiat/Pálio, cor azul tentaram realizar um assalto no local, mas não obtiveram êxito.

A guarnição destacou também que na delegacia o telefone do suspeito tocou diversas vezes e do outro lado da linha um indivíduo perguntava pelos objetos que os assaltantes haviam “ganhado”. Além da arma falsa e de duas facas, foram apreendidos três relógios, dois masculinos e um feminino, cartão bancário e o automóvel. O aparelho celular de uma das vítimas foi restituído.

Na manhã de ontem, o elemento foi encaminhado para audiência de custódia com a Justiça. Os demais envolvidos nos crimes não tinham sido presos até o fim da tarde de ontem, dia 25. (J.B)