Cotidiano

Associação e MP entram na Justiça contra Unimed Fama

A Associação dos Servidores da Receita Federal de Roraima e a Promotoria de Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Estado (MPRR), entraram na Justiça contra a Unimed Fama. Os beneficiados alegam suposta cobrança abusiva das mensalidades, a partir do próximo mês, quando a nova empresa passará a administrar os serviços médicos antes prestados pela Unimed Boa Vista.

Representantes de sindicatos e outras entidades associadas à Unimed Boa Vista se reúnem hoje para discutir possíveis novas ações judiciais. Beneficiados individuais também vão participar. A Unimed Fama, que é a Federação das Unimed da Amazônia, conforme denunciantes, aumentou de forma abusiva a mensalidade dos pacotes de serviços médicos. Quem pagava R$ 500 pelo plano individual, por exemplo, agora terá que pagar R$ 1.700 com o novo plano.

A presidente da Associação dos Servidores da Receita Federal em Roraima, Nelci Pereira, lamentou a cobrança, segundo ela, abusiva. Disse que o menor reajuste chegou a 68% na mensalidade. Ela também reclamou da falta de opção de plano de saúde privado em Boa Vista.

“Não tem para onde correr. A Unimed nos deu até o dia 7 para fazer a portabilidade, e quem não a fizer ficará desassistido. O que percebemos é uma manobra para se cobrar mais pelo mesmo plano de saúde. Antes, o reajuste era de 10% a 13%, mas agora, com a mudança de empresa na administração do plano, o aumento é enorme e abusivo”, reclamou Socorro Marques, tesoureira da Associação dos Servidores da Receita Federal em Roraima.

Os beneficiados também denunciam que apesar do aumento, os serviços prestados pela Unimed Fama serão os mesmos prestados pela Unimed Boa Vista. O que vai mudar, segundo eles, é o preço da mensalidade, só isso.

A Assessoria de Imprensa da Unimed Boa Vista garantiu que não há aumento abusivo nos valores dos serviços, justificando que os preços das mensalidades foram homologados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O que ocorreu, segundo a assessoria, foi a cobrança de um preço atualizado no valor de mercado, que prevê oscilações com o aumento dos preços de medicamentos.

A Unimed Boa Vista tem seis mil beneficiados individuais e quase quatro mil de coletivos, entre eles, sindicatos e associações. São mais de 10 mil vidas, segundo a assessoria, atendidas pela empresa. Sobre a portabilidade, informou que há outro plano de saúde privado em Boa Vista e que ninguém é obrigado a aderir ao plano da Unimed Fama. (AJ)