Cotidiano

Atenção básica oferecerá exames de eletrocardiograma

Profissionais passam por capacitação para manuseio dos equipamentos

A partir da primeira semana de março, 25 unidades básicas de saúde vão oferecer aos usuários da rede municipal o exame eletrocardiograma, que antes era oferecido somente pela rede estadual.

A medida foi pactuada entre estado e município na reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, em janeiro deste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu recentemente aparelhos eletrocardiógrafos por meio de emendas parlamentares, que devem ser distribuídos em 25 unidades básicas de saúde.

“Vamos colocar os aparelhos nas unidades que têm um número maior de usuários e que têm estrutura física adequada para receber os equipamentos”, explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

Antes de ofertar os exames, os profissionais de saúde estão recebendo orientações básicas para manusear o equipamento e as recomendações que devem ser feitas aos pacientes.

Essas orientações estão sendo repassadas durante capacitação que acontece na Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES, nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9, no período da manhã e à tarde. Além da teoria, os profissionais recebem orientações práticas.

Para a enfermeira Emily Feitosa, da unidade Olenka Macellaro, esse serviço vai ampliar as nossas possibilidades para garantir atendimentos mais eficientes.

Novos equipamentos – Em 2016, a prefeitura renovou todo o mobiliário e equipou as unidades básicas de saúde com material médico hospitalar, macas, biombos, carro de curativos, autoclaves e outros.

Este ano, as unidades estão recebendo novos computadores que serão utilizados nos atendimentos aos usuários.

Com informações da Semuc

Publicidade