Esporte

Atleta de sete anos estreia ganhando medalha de ouro em competição estadual

O Open Roraima de Jiu-Jitsu iniciou com uma primeira medalha de ouro sendo conquistada pelo estreante Kayro David Portela, de 7 anos, após uma luta acirrada no tatame do Ginásio Senador Hélio Campos, na categoria faixa branca – meio pesado, neste sábado, 21.

Kayro participa do Abrindo Caminhos, programa social da Assembleia Legislativa de Roraima.

Além dele, são 146 meninos e meninas de Boa Vista e do Núcleo do Poder Legislativo em Alto Alegre, que estão participando do Open Roraima de Jiu-Jitsu, que estará ocorrendo até este domingo, 22, reunindo atletas de várias academias da Capital.

O jovem contou que saiu de casa determinado a vencer. “Na aula de Jiu-Jitsu lá no Abrindo Caminhos eu não vou para brincar, eu vou para lutar”, afirmou.

Raiane Portela, mãe de Kayro, aproveitou o momento de alegria para falar sobre a sua vitória. “Não sei qual seria a reação dele se perdesse, mas acredito que se não tivesse sido medalhista estaria feliz do mesmo jeito, porque o Kayro, embora seja um garoto de sete anos, é muito compreensível.”, disse.

Ela comentou que há um ano Kayro participa do Abrindo Caminhos, e tem incentivado muito ele a praticar esporte, embora queira que, quando adulto, tenha outra profissão que pode ser conciliada com a de atleta de Jiu-Jitsu.

“Hoje ele só fala em ser lutador de Jiu-Jitsu e incentivo ao máximo, mas quero que ele estude e se forme numa faculdade. Mas, qual profissão seguir só ele poderá decidir e estarei ao lado dele, sempre apoiando”, comentou a mãe.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), esteve no ginásio acompanhando algumas lutas dos atletas do Abrindo Caminhos e se disse muito feliz com o desempenho da garotada.

“Estou muito surpreso, porque quando elaboramos esse programa tínhamos e ainda temos a preocupação com a questão da vulnerabilidade social dessas crianças e adolescentes. Mas hoje, confesso que o resultado desse trabalho vai além, porque, segundo relatos de pais, as mudanças são visíveis dentro da casa deles, na rua com os colegas e na escola.”, comentou.

Com informações da SupCom ALERR