Esporte

Atleta supera lesão e conquista desafio de ciclismo em Santa Catarina

O nome da competição “Desafio Serra do Rio do Rastro” não poderia ser mais sugestivo para mostrar a superação da atleta roraimense Lice Macuxi, de 36 anos, da equipe Aro 29. A atleta cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na categoria Feminino Máster A2 (de 35 a 39 anos) e em 6º lugar na Geral Feminina.

Nada pretensioso para quem rompeu o ligamento do joelho e depois de recuperada foi liberada pelos médicos para fazer esporte sem contato, tipo: natação, corridas leves e bike. Foi daí que começou a paixão da atleta pelo ciclismo. “Me apaixonei pelo speed (ciclismo de estrada) no ano de 2009 e comecei a competir em provas em Roraima e foi assim que ingressei nessa modalidade e onde fiz muitos amigos”, disse.

Sua ida para a cidade de Lauro Müller, interior de Santa Catarina, para disputar o Desafio Serra do Rio do Rastro de Ciclismo, na modalidade speed, se deu a convite de um amigo e aceitar o desafio de competir numa prova com percurso de 24,6 km, com largada na Praça Central de Lauro Müller e chegada no Mirante Serra do Rio do Rastro, foi inédito em sua careira. Acostumada às altas temperaturas de Roraima, Lice informou que enfrentar o frio foi outro desafio.

“A largada foi com 22° e a chegada ao alto da serra foi com a temperatura de 10°C. É uma temperatura bem diferente da que costumo enfrentar em Roraima”, disse.

Ela contou que foram cerca de 470 atletas inscritos, divididos em várias categorias e a prova contou com dois ônibus de apoio, ambulância e apoio da Polícia Militar nos 24 quilômetros de percurso e 236 curvas sinuosas, numa estrada com elevação acumulada de 1.400 metros.

“Este ano tenho planos de representar meu estado no Campeonato Brasileiro Máster Feminino, que acontecerá no mês de julho em João Pessoa-PB”, disse. “E se Deus permitir quero disputar a Copa Norte/Nordeste, que será realizada no Maranhão em data ainda a ser definida”, frisou.

Para representar o estado na competição, a atleta teve o patrocínio da Aro 29.

Ao final da prova, os três primeiros colocados de cada categoria e naipe receberam troféus e todos os atletas receberam medalhas de participação.