Esporte

Atletas do jiu-jítsu roraimense conquistam ouro em São Paulo

Dircelly Carvalho e Enzo Botinelly venceram em suas categorias

Dois nomes do Jiu-jítsu em Roraima ganharam medalhas nas disputas do masculino e feminino pelo Campeonato Brasileiro sediado em Barueri, São Paulo-SP, neste final de semana. 

O atleta Enzo Botinelly, de 13 anos, foi ouro no super pesado, faixa laranja, pela Academia Gracie Barra. Ele é treinado pelo pai, Elton Castro, que destacou orgulho pela conquista. “Roraima possui excelentes atletas do Jiu-Jítsu e que sempre estão trazendo medalhas para o Estado, batendo de frente com os demais atletas nacionais”.

A atleta do Abrindo Caminhos, Dircelly Oliveira Carvalho, 16 anos, faixa branca, afirmou que iria trazer uma medalha de ouro. E não deu outra. Neste sábado, 28, depois de derrotar duas cariocas no tatame, ela subiu ao lugar mais alto do pódio.

“Não foram lutas fáceis, e eu também estava muito nervosa. Antes de entrar no tatame o professor Romão disse ‘eu sei que você consegue, que você é capaz’. E entrei confiante. As duas meninas com quem lutei são do Rio Janeiro. A primeira atleta deu menos trabalho, mas a segunda garota foi difícil, até porque ela já treina há bastante tempo, tem mais experiência do que eu. Me concentrei e me foquei no meu objetivo que era a medalha de ouro e venci”, comentou Dircelly.

O professor de jiu-jítsu do Abrindo Caminhos, Bruno Romão, disse que no inicio Dircelly estava nervosa, mas depois de uma orientação, passou a impor o jogo dela e as estratégias que foram repassadas nos treinos.

“Em menos de um minuto ela finalizou a primeira adversária. A segunda luta foi mais difícil, porque a outra atleta carioca era mais experiente, mais pesada, mas Dircelly estava focada no que queria, que era representar bem o Abrindo Caminhos e conquistar uma medalha de ouro”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), o fato da aluna do Abrindo Caminhos conquistar medalha de ouro em âmbito nacional é excelente, mas, melhor ainda é o exemplo que fica para os colegas do programa e da escola, pela sua dedicação, trabalho e empenho.

“Para todos nós é uma honra termos uma campeã nacional. Qualquer esporte é fantástico, porque tem um cunho social e promove a integridade do ser humano”, destacou.

Apoio: Folha de Boa Vista, Assembleia Legislativa de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Sport Center, Renan Filho, Yazigi, Barbearia do Seu Jorge e deputado Chico Mozart.

Com informações da Sup Com ALE-RR