Esporte

Atletas e técnicos serão capacitados em Clínica Internacional de Natação

Atletas, técnicos, professores e acadêmicos de Educação Física de Roraima terão a oportunidade de se capacitar durante a 1ª Clínica Internacional de Natação, evento que começa nesta sexta-feira, dia 20, e segue no sábado e domingo, dias 21 e 22 no teatro Jaber Xaud, no Sesc Mecejana.

A clínica é uma promoção da Associação Aquática Marinho/ASSOPBM e será ministrada por Emerson Ramírez Farto, doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte, mestre em Alto Rendimento Esportivo, professor e assessor da Federação Internacional de Natação (Fina) e professor da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A capacitação vai contemplar vários assuntos teóricos, tais como: Bases e estruturação para o alto rendimento na natação; Aspectos técnicos para o desenvolvimento do nadador de competição; Bases fisiológicas do treinamento da resistência aeróbia e anaeróbia nas diferentes zonas de intensidade e nas diferentes categorias; ABC da natação (pais de atletas); Metodologia do treinamento aeróbio e proposta de progressão de acordo com as categorias e; Preparação física fora da água na iniciação esportiva (proposta prática).

Segundo a professora Teca Marinho, uma das organizadoras, aproximadamente 70 pessoas confirmaram inscrição e quem deseja participar ainda pode se inscrever na amanhã de hoje, no local do evento.

“A vinda de Emerson Ramirez ao nosso estado é mais um passo de crescimento para a natação de Roraima. A expectativa é a melhor possível. Ele é um excelente profissional. Alguns atletas e técnicos de Roraima já tiverem a oportunidade de participar de clínicas com ele em outros estados e agora estamos realizando esse evento, que para nós da natação roraimense é uma grande chance de ampliar nossos conhecimentos”, disse Teca.

Pela programação divulgada nesta sexta pela manhã, das 8 às 12h, será feito o credenciamento dos participantes. A partir das 14h até as 16h30 haverá aula teórica e aula pratica das 17h às 19h. No sábado, as aulas teóricas serão das 8h às 10h e das 14h30 as 16h30. Já as aulas práticas serão das 10h30 às 12h30 e das 17h às 19h e das 19h30 às 21h para familiares dos atletas.

No domingo as aulas teóricas serão das 8 as 10 e das 14h30 as 16h30. Já as aulas práticas serão das 10h30 as 12h30 e das 17h às 19h, quando acontece o encerramento do curso.

Para realizar o evento, a Aquática Marinho/ASSOPBM conta com o patrocínio do Grupo Folha – Folha de Boa Vista, FolhaWeb e Gráfica Boa Vista. E apoio de Fabiana Rosas Design e Fotografia, JM Studio de Dança, Fetec, BV Suplementos e Escritório de Contabilidade Amazônia, Sesc, Martins e Martins Ltda e Fetec.