Cotidiano

Audiência Pública discutirá preservação do Rio Branco

O Movimento Puraké em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Diocese de Roraima realizam na próxima segunda-feira, 2 de abril, uma Audiência Pública para tratar das atualidades e perspectivas da bacia do Rio Branco. Os temas abordados serão a contaminação da água e as implicações na saúde humana e os grandes projetos hidrelétricos, impactos e alternativas. O evento acontecerá no Auditório Alexandre Borges, no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e tem como público-alvo a população em geral.

O presidente da Federação dos Pescadores e Piscicultores do Estado de Roraima, Rafael Pinheiro, informou que há uma grande preocupação dos órgãos e entidades envolvidas na realização da audiência pública em proteger a bacia do Rio Branco. Ele entende que esse assunto deve ser discutido em debate amplo para soluções viáveis em relação à poluição. “Se nós dermos a atenção devida ao assunto com foco na preservação do rio, com certeza absoluta esse incentivo vai trazer resultados positivos que vai nos beneficiar no presente e futuro”, afirmou.

Ele ainda disse que a situação do Rio Branco é emergente, principalmente por causa da contaminação na água. “Acho que esse debate é importante demais, porque a gente vai aprimorar os cuidados que devemos ter com nosso Rio Branco. Acho que essa Audiência Pública é a chave para unir sugestões para preservação dele, nosso grande patrimônio”, frisou.

Rafael Pinheiro concluiu destacando que outro assunto de grande relevância será discutido no momento: a questão dos grandes projetos hidrelétricos no estado, seus impactos e alternativas para substituição dos mesmos, por outros viáveis que não agridam a natureza. “Queremos escutar profissionais qualificados, ambientalistas, engenheiros entre outros, para mostrarmos a viabilidade da substituição desses projetos por alternativas que prejudiquem o meio ambiente”, finalizou. (E.S)