Cotidiano

Audiência pública vai discutir prevenção do suicídio em Roraima

Dados inéditos do Ministério da Saúde, apontam que o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens no país

No próximo dia 25, às 9h, será realizada na Assembleia Legislativa de Roraima, uma audiência pública para discutir a prevenção do suicídio. O evento é parte da programação do Setembro Amarelo, que tem como objetivo discutir ações que reduzam os índices no estado de Roraima.

As discussões serão coordenadas pelo deputado Evangelista Siqueira (PT), autor da lei estadual que criou a Semana de Valorização da Vida e Combate ao Suicídio.

“Virou epidemia mundial e caso de saúde pública, portanto temos que falar sobre o tema. Este é o segundo ano que a Assembleia juntamente com outras instituições, realiza o Setembro Amarelo, e para nós é algo gratificante poder falar sobre este assunto, pois somos o 2º Estado brasileiro no ranking nacional de mortes por suicídio e isso é preocupante”, alertou.

O parlamentar disse ainda que foram convidadas autoridades municipais, estaduais, federais e organizações não governamentais, além de toda a sociedade, uma vez que o evento é aberto ao público. “Nesta audiência vamos fazer indicativos para poder público sobre ações que podem ser realizadas e transformadas em políticas de prevenção. Temos ainda pessoas que estão se disponibilizando para falar sobre dramas, e contribuir com os debates no sentido de mostrar para todos como enfrentaram e como venceram os momentos difíceis. Isso é para fortalecer a ideia de que o diálogo pode acabar com esse mal e que existem outras saídas e possibilidades que não sejam a morte”, detalhou o parlamentar.  

SOBRE – Na justificativa para a realização para a audiência pública, o deputado explica que as causas que motivam uma pessoa a se suicidar não se limitam apenas a distúrbios psiquiátricos, que representam 10% dos casos, e a depressão, correspondente a 15%.

Existem outros fatores que precisam ser considerados também, como as questões relacionadas a fase da adolescência, idade avançada, solidão e até ausência de espiritualidade.

NACIONAL – Dados inéditos do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira, 21, apontam que o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens no país. Também chamam atenção o alto índice entre homens, e indígenas.  Outro alerta é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foi registrada média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos.

O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país. O estudo foi realizado em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O diagnóstico registrou entre 2011 e 2016, 62.804 mortes por suicídio, a maioria (62%) por enforcamento.

Os homens concretizaram o ato mais do que as mulheres, correspondendo a 79% do total de óbitos registrados. Os solteiros, viúvos e divorciados, foram os que mais morreram por suicídio (60,4%). Na comparação entre raça/cor, a maior incidência é na população indígena. A taxa de mortalidade entre os índios é quase três vezes maior (15,2) do que o registrado entre os brancos (5,9) e negros (4,7).

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é maior entre os homens, cuja taxa é de 9 mortes por 100 mil habitantes. Entre as mulheres, o índice é quase quatro vezes menor (2,4 por 100 mil). Na população indígena, a faixa etária de 10 a 19 anos concentra 44,8% dos óbitos. O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país.

Superintendência de Comunicação – ALERR