Cotidiano

Aula Magna na UFRR aborda Desafios e Oportunidades da Migração

A UFRR (Universidade Federal de Roraima) promove nesta segunda-feira, dia 9, no CAF (Centro Amazônico de Fronteira) para a comunidade acadêmica e geral, a Aula Magna 2017.2, ministrada pela representante da Acnur (Agência da ONU para Refugiados), Isabel Marquez, que abordará o tema “Fluxos Migratórios Humanitários: Desafios e Oportunidades”. O evento está programado para iniciar às 18 horas.

Desde maio deste ano, a UFRR, primeira universidade da Amazônia a firmar acordo com a Acnur, promove ações de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a organização. A principal delas é o apoio na implantação da CSVM (Cátedra Sérgio Vieira de Melo), fórum acadêmico para a promoção dos direitos dos refugiados.

A representante da Acnur, Isabel Marquez, já esteve em Roraima na assinatura do acordo e na oportunidade, afirmou que a preocupação da UFRR no envolvimento com as demandas desta população é um diferencial da UFRR, uma vez que demonstra o interesse dos gestores e dos acadêmicos em ações voluntárias na ajuda, sobretudo, aos venezuelanos. “É fundamental sair da sala de aula e encarar a realidade”, declarou a representante, que desta vez retorna a Boa Vista para ministrar o tema que é uma das grandes preocupações atuais em nível global.

Roraima vive um processo histórico de migração internacional provocado pela crise econômica e política na Venezuela. Diante disso, a proposta da UFRR é articular espaços de debate e reflexão e a Administração Superior, apoiar estes trabalhos, na perspectiva de dar respostas a este fenômeno que impõe desafios no âmbito da economia, políticas públicas, saúde, mobilidade urbana, dentre outras questões sociais.

Para o reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, o momento demanda uma reflexão aprofundada desta questão para o Estado e o papel da UFRR é ampliar o debate. “Os desafios são muitos e a migração em Roraima e Amazonas é um tema que precisa ser debatido e compreendido da forma mais ampla possível. A Acnur e a UFRR têm, nesta aula e nas ações a serem desenvolvidas, uma oportunidade ímpar de reunir pesquisadores, professores, estudantes, autoridades, representantes políticos para estreitar as relações e encontrar saídas”, destacou.