Entretenimento

Aula de teatro busca estimular senso crítico em crianças e adultos

A proposta do curso é trocar informações com pessoas novas, principalmente as que nunca tiveram experiência com teatro

Interessados em experimentar a linguagem do teatro em Boa Vista podem participar das ‘Aulas de Teatro do Sesi’, ministradas pelo escritor, ator e agente cultural Marcelo Perez. As inscrições já estão abertas para adolescentes e adultos e a primeira turma segue até julho.

De acordo com Marcelo Perez, a proposta do curso é trocar informações com pessoas novas, principalmente as que nunca tiveram experiência com teatro. “É fazer com que as pessoas se expressem com exercícios de improvisação de cena. O participante se coloca em frente a desafios o tempo todo, com as aulas de teatro, o estudante estimula a concentração, a espontaneidade, o trabalho em grupo, a solução de problemas”, explica.

As aulas são baseadas no método do ator carioca Augusto Boal, onde o teatro é usado como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social.

“Eu trabalho muito com essa metodologia, de acordar o corpo, despertar a parte sensorial e criar cenas. Vou propondo situações para os alunos que as improvisam e as suas falas se transformam em textos. Vale lembrar que teatro é comunicação, é possibilitar que o indivíduo absorva a linguagem do teatro e a partir dessa absorção comece a despertar suas habilidades e a estimular cada vez mais a criatividade. A ideia do teatro é dar autonomia para as pessoas, que não fiquem apenas recebendo ordens, sem refletir, sem questionar, sem dar uma opinião crítica. E nesse processo, até mesmo as crianças devem exercitar esse senso crítico”, explicou.

Marcelo é criador e fundador da Cia. do Lavrado, tem especialização em Metodologia do Ensino de Artes e desenvolve trabalhos voltados para a pesquisa em linguagem teatral, formação de plateia no estado, além de projetos na área social.

Entre os espetáculos que apresentou, ‘O Pastelão e a Torta’, ‘A Farsa do Advogado Pathelin’, através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, ‘A Retrete ou a Latrina’, também contemplada com o Prêmio Myriam Muniz entre outros.

Aulas de teatro

As aulas ocorrem aos sábados no Sesi, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, das 8h às 10h para adolescentes e das 10h às 12h para adultos. Para marcar aula experimental e adquirir mais informações, ligue para 4009-1844.

Serviço
Local: Sesi
Data: aos sábados
Hora: 8h às 12h
Informações: 4009-1844

Publicidade