Cotidiano

Aula inaugural de Ensino à Distância acontece neste sábado

A Universidade da Amazônia (Unama) realiza neste sábado, 17, aula inaugural aos alunos do Ensino à Distância (EAD) da instituição, matriculados no módulo 2018.1. A programação acontece no auditório da instituição, localizado na Rua Capitão Franco de Carvalho, 195, bairro São Francisco, atrás da escola Objetivo. 

De acordo com o diretor da Unama em Roraima, professor Luiz Bragiato, o evento inicia às 8h30 com um café da manhã de boas-vindas, uma transmissão ao vivo para todos os alunos da Unama sobre a instituição, seguida de apresentação ao público sobre o desenvolvimento do trabalho e dos projetos sociais da instituição.

A partir das 10h iniciam duas oficinas: uma sobre o ambiente virtual de aprendizagem e outra sobre a biblioteca virtual. As oficinas serão praticadas nos laboratórios de informática. O momento é voltado para recepcionar os alunos e também para fazer um ensinamento de como funciona o processo do ensino à distância, a importância das atividades e como acontecem as avaliações, além de integrar toda a comunidade acadêmica.

“O importante dessa oficina é que o aluno tenha esse aprendizado. É o momento de ele perguntar e tirar todas as dúvidas com relação a como utilizar a ferramenta digital, que eu acho que é o grande diferencial. Como o estudante fica sabendo das notas, como ele vai poder interagir com outro aluno que está no Rio Grande do Sul. A pessoa vai saber como operar tudo nesta aula inaugural”, explicou Bragiato.

A coordenadora do Ensino à Distância da instituição, Ingreid Barbosa, acrescentou que apesar da aula inaugural ser voltada para os alunos da Unama, o evento também está aberto ao público em geral. “Dessa forma, quem tiver interesse em saber como funcionam os sistemas do ensino à distância, se não tem familiaridade, vão poder participar e conhecer o nosso trabalho. Quem tiver interesse pode ainda se matricular para o Módulo A do semestre 2018.1, pois as inscrições estão abertas até dia 21 de fevereiro”, completou.

UNAMA – Em Boa Vista, a Universidade da Amazônia oferta 29 cursos de graduação nas áreas de exatas, humanas, saúde e negócios. Os candidatos podem ingressar por meio de quatro possibilidades: vestibular programado, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), portador de diploma e transferência. Ao final de cada módulo de disciplinas, os alunos devem realizar provas, que ocorrem sempre aos sábados, duas vezes por semestre.

Os estudantes receberão suporte para o desenvolvimento das disciplinas e aprendizagem, acesso a plataforma de ensino que segue os padrões do grupo Ser Educacional, disponibilidade de atividades contextualizadas, fóruns, web conferências e biblioteca virtual, material didático gratuito, além da possibilidade de flexibilizar os horários e locais de estudo. (P.C)