Polícia

Autor de triplo homicídio planejava fuga do CPC

O ex-militar Felipe Quadros será transferido para a Cadeia Pública

O ex-policial militar Felipe Quadros, autor de triplo homicídio em novembro de 2015, será transferido para a Cadeia Pública por decisão judicial publicada no dia 2 de fevereiro.

O pedido foi feito pelo Ministério Público que afirma que o local onde o ex-pm se encontra custodiado é inadequado devido a alta periculosidade do preso.

Felipe está recolhido desde 9 de novembro de 2015 no Comando do Policiamento da Capital, por decisão judicial.

O Ministério Público fundamenta o seu pedido na falta de estrutura adequada para custódia de presos, relata ainda que foi apreendido durante uma revista em cela de Felipe, um rascunho com um plano de fuga.

Felipe será levado a uma ala de segurança destinada a custodiar ex-policiais.

O Juiz auxiliar da Vara de Execução Penal Marcelo OLiveira, ressaltou na decisão que o CPC não é unidade prisional adequada para custódia de presos, e a sua utilização, para tal fim, somente é deferida por este juízo em situações absolutamente excepcionais
“O magistrado já inspecionou o referido estabelecimento, verificando pessoalmente a falta de infraestrutura de segurança. Na Cadeia Pública, a direção tem o dever de suspender as providências necessárias para assegurar a integridade física do reeducando”.

CASO – No dia 9 de novembro de 2015, o policial militar Felipe Quadros executou pai e filha, as vítimas Eliézio Oliveira e Jannyele Filgueira, respectivamente, em frente à residência das vítimas, na Rua dos Hibiscos, no bairro Pricumã, zona Oeste. Na ocasião, o policial usava pistola e colete à prova de balas pertencentes à Polícia Militar. Toda a ação foi gravada por câmeras de segurança do próprio local.

Após a execução das duas primeiras vítimas, o policial militar foi até o bairro Caimbé, também na zona Oeste, e assassinou o empresário Ernane Rodrigues, que morreu em frente à própria casa, na Rua Ruth Pinheiro. O PM ainda disparou tiros contra o vizinho do empresário, que tentou intervir na execução da vítima.

Para o MPRR, os crimes foram premeditados, mediante emboscada e por motivo fútil. O policial Felipe Quadros não aceitava o fim do relacionamento com a ex-namorada, que mantinha relação de amizade com as vítimas.

Governo

A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informou que acatou a decisão da VEP (Vara de Execuções Penais) a pedido do Ministério Público de Estadual, determinando a transferência do reeducando Felipe Quadros do CPC (Comando de Policiamento da Capital) por ele não ser mais um policial militar.

Quadros foi transferido desta quinta-feira, 09, para a ala de ex-policiais da Cadeia Pública de Boa Vista. Ele será mantido inicialmente numa cela isolada para que a equipe psicossocial da Sejuc realize uma análise de comportamento.

Caso tenha uma boa avaliação, Felipe Quadros será realocado para uma cela junto aos demais ex-policiais.