Cultura

Autor roraimense prepara lançamento de livro

A história gira em torno de um refugiado nazista da II Grande Guerra

“Remanescente das Sombras” é o título do novo livro do escritor jornalista e fotógrafo Bruno Garmatz. A história foi adaptada do roteiro de Alex Pizano do primeiro filme de ficção de Roraima, que recebeu o mesmo nome. Bruno atuou no filme fazendo o papel de um mafioso nazista ‘Von Deck’. 

O filme teve lançamento em 2009, porém Bruno só iniciou a produção do livro em 2015. “Fiz o caminho inverso, geralmente são livros que são adaptados para o cinema, porém aquela história me tocou bastante, e pedi permissão do Alex Pizano que produziu o filme. Quis dar continuidade a esse trabalho de batalha que o Pizano fez pelo cinema em Roraima”, disse.

A história gira em torno de um refugiado nazista da II Grande Guerra que consegue escapar da Europa e se esconde na América do Sul, onde se refugia em Boa vista-RR. Ao longo dos anos praticou atividades criminosas tornando-se assim “O grande Mentor” dos esquemas mais corruptos que operam neste estado. No entanto, um trabalho em parceria da PF com o serviço secreto israelense conduz uma complexa investigação para capturar o grande vilão. O filme foi feito de forma independente e contou com atores amadores.

“É uma história muito complexa e bem contada por Pizano no audiovisual, então eu queria dar um complemento, contar a história com mais detalhes, foi uma experiência muito boa fazer parte desse projeto e acho que consegui dar uma contribuição ainda maior”, relatou.

Nascido em Ibirubá no Rio Grande do Sul, Bruno Garmatz chegou em Boa Vista em 1983. Ele também é responsável pelos livros ‘Monte Roraima: a Morada de Makunaima” sobre turismo, e “Conversando com Guillermo”, “Escolhas erradas” e “O homem de Barlovento” que também contam histórias de ficção.

Lançamento

O livro já tem data de lançamento marcada para o dia 7 de abril no Centro de Tradições Gaúchas, a partir das 20 horas. Para custear as despesas do livro, o autor está vendendo convites para o lançamento. “Ainda é muito difícil produzir literatura em Roraima, os escritores muitas vezes precisam tirar do próprio bolso. É uma batalha”, disse.

Os convites estão à venda no valor de R$ 45 (individual) e R$ 60 (para casal). Quem comprar o convite terá direito de um exemplar do livro, acesso ao jantar com música ao vivo e exibição do filme “Cavalgada dos Justos”. Após o lançamento, o livro estará à disposição para a venda. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 98124-7080.

Serviço
Lançamento do livro
Remanescente das Sombras
Data: 7 de abril
Local: CTG
Hora: 20h
Informações: 98124-7080