Cotidiano

Autoridades brasileiras e venezuelanas discutem melhorias para indígenas Warao

O município de Pacaraima, localizado a cerca de 200 quilômetros de Boa Vista, foi palco de uma reunião entre autoridades do Brasil e da Venezuela para definir uma solução para a situação dos indígenas venezuelanos, da etnia Warao, que permanecem instalados em situações precárias pelas ruas da cidade.

O encontro contou com a presença do prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, de lideranças indígenas da Venezuela e Pacaraima, do secretário-adjunto de Assuntos Indígenas do município e tuxaua, João Silva Wapixana e, representando o Governo do Estado, a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Fátima Araújo.

De acordo com o secretário João Silva Wapixana, a preocupação maior dos envolvidos na reunião é com relação à saúde dos indígenas. Em Pacaraima, os imigrantes vivem em situação insalubre, montam acampamentos improvisados nas ruas e terrenos abandonados e quem permanece por lá, envoltos à sujeira e restos de lixo e por conta disso, está mais suscetível às doenças.

“A gente está com casos grandes de malária, tanto na sede do município como em várias comunidades indígenas aqui do entorno”, explicou Wapixana. “Diante do que foi exposto, foram feitas várias manifestações de ambas as partes das lideranças tanto como da Venezuela e Brasil, chegando a um consenso que é preciso tomar um rumo em relação aos indígenas”, informou.

Ao final da conferência, os representantes elaboraram um documento que foi entregue à Prefeitura de Pacaraima, à representante do Governo do Estado e que será encaminhado ao Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR), para que sejam tomadas as devidas providências.

Conforme a secretária-adjunta de Relações Internacionais, Fátima Araújo, o relatório contém um conjunto de propostas para a solução do problema existente na fronteira do Brasil com a Venezuela, como a solicitação de recursos do Governo Federal para melhorar o atendimento dos brasileiros e estrangeiros que necessitam dos serviços públicos de educação e saúde, por exemplo.

Fátima esclareceu que a situação precisa ser seriamente avaliada, em razão das necessidades dos indígenas Warao, que convivem em um ambiente insalubre. “A reunião foi bem interessante por que realmente a situação dos indígenas aqui em Roraima não é adequada para um ser humano. Existem muitas crianças e pessoas da terceira idade ali e eu acho que as autoridades podem encontrar uma solução favorável, para reintegrá-los à sociedade. A gente está trabalhando pensando no bem-estar deles”, afirmou a secretária. (P.C)