Política

Autoridades discutem situação dos venezuelanos em Roraima

Dados da Polícia Federal apontam mais de seis mil pedidos de refúgios em Roraima, o que preocupou autoridades federais

Diversas autoridades locais e federais se reuniram, na manhã de ontem, 18, no auditório da Defensoria Pública do Estado, para tratar sobre a situação dos imigrantes venezuelanos no estado de Roraima. Estiveram presente o representante da Casa Civil da Presidência, Luiz Coimbra, e a procuradora de Justiça, Stella Maris Kawano, reunidos com representantes da Defesa Civil Estadual, Ministério Público do Estado, Ministério da Saúde, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Secretaria Estadual de Saúde, entre outras instituições.

Luiz Coimbra disse que o governo federal tem se preocupado com a atual situação migratória e que busca trabalhar em parceria com todos os órgãos de forma a atenuar a situação migratória. “Recebemos da Polícia Federal dados em que diz que existem mais de seis mil pedidos de refúgios no estado de Roraima, e isso é preocupante. Por isso pretendemos trabalhar com seis eixos: saúde, educação, defesa, assistência social, segurança pública e refúgio”, explicou.

Segundo ele, a reunião visa apontar e discutir com todos os órgãos e poderes estratégias para o acolhimento mais humanizado dos imigrantes. “Vemos a demanda que se expande no Estado e demais capitais do país. E para trabalharmos da melhor forma, o Tribunal de Justiça, Ministério Público e a Defensoria Pública de Roraima devem estar alinhados para que desenvolvam um trabalho em conjunto visando desafogar as demandas”, frisou Coimbra.

A reunião continuará e se constituirá de agendas com representantes de órgãos do Poder Executivo e do Sistema de Justiça para o planejamento e execução das ações coordenadas e articuladas de modo interfederativo.